Últimas Notícias

10º Seminário de Perdas: especialistas discutem contrato de performance

O assunto foi destaque no primeiro painel do evento, nesta quarta (8), em Porto Alegre. Um dos palestrantes foi Roberval Tavares de Souza, diretor de Operação e manutenção da Sabesp.

O primeiro painel do 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, nesta quarta-feira, 8 de novembro, abordou o tema “Contrato de performance”. Para aprofundar o assunto, o debate teve as presenças de Roberval Tavares de Souza, diretor de Operação e Manutenção da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); Waldecir Colombini, diretor técnico da Enorsul; Carlos Berenhauser, diretor-presidente da Enops Engenharia; e Robson Salmazo Rocha, sócio-gestor na Vitalux Ecoativa. A moderação foi de Milena Aguiar, consultora da IWA (International Water Association).

O maior e mais importante evento do Brasil sobre o tema é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (nacional) e das Câmaras Técnicas desta temática da ABES-SP e ABES-RS. O evento reúne no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre/RS, especialistas do setor de saneamento de todo o país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O contrato de performance permite uma entrega de maior qualidade, eficiência e eficácia, utilizando menos recursos. Roberval Tavares de Souza apresentou aos presentes o cenário atual no setor público e privado, destacando o novo marco legal do saneamento, a remuneração por resultado. O diretor da Sabesp também trouxe as vantagens que permitem a alavancagem da eficiência operacional e as experiências que a Sabesp tem com seus fornecedores. Além disso, destacou a necessidade da inclusão da manutenção por desempenho e de agilizar o pagamento dos ativos vinculados ao resultado.

Robson Salmazo Rocha trouxe em sua apresentação práticas e experiências de mercado em projetos sustentáveis realizados pela Vitalux, seja em contratos públicos ou privados. “A redução no gasto, possibilita o investimento na melhoria e otimização”. Robson apresentou diferentes modelos de projeto de performance, trazendo casos da empresa.

Em sua fala, Carlos Berenhauser destacou principalmente a necessidade da integração das ações para um melhor resultado de contratos de performance de perdas. Berenhauser apontou as potenciais causas de perdas e a causa de fracassos de programas de perdas. Apresentou também as metas desafiadoras de perdas para os próximos anos. Carlos abordou também a evolução dos modelos dos contratos e suas etapas e fases.

Encerrando o Painel 1, sobre “Contrato de Performance”, Waldecir Colombini trouxe em sua apresentação exemplos de contratos e cases que a empresa tem. Colombini destacou também a abordagem comercial, o fluxo de trabalho e a busca de clientes inativos. A empresa também fez busca de perdas aparentes e perdas reais. 

Um dos palestrantes do painel, Roberval Tavares de Souza, diretor de Manutenção e Operação da Sabesp, destaca falou sobre a realização. “O Seminário de Perdas e Eficiência Energética da ABES foi um evento extraordinário. Tivemos presença maciça de técnicos do Brasil inteiro. É muito conhecimento em dois dias. A Comissão Organizadora, liderada pelo Ricardo Röver está de parabéns. Entregamos um seminário de altíssimo nível, conteúdo fantástico e até o último painel, o Seminário estava lotado. Vamos continuar trabalhando e já temos aí uma perspectiva do próximo evento, ou seja, o 11° Seminário, que seja realizado no ano que vem, em São Paulo, no último trimestre. Já vamos começar a trabalhar de imediato e já temos novidades”.

Roberval enfatiza a relevância do seminário para o setor. “Quero parabenizar a ABES pelo evento, um seminário importante, o maior de gestão de perdas do Brasil, envolvendo concessionárias públicas e privadas, estaduais e municipais, com a presença de técnicos de excelente qualidade e muitos painéis discutindo a questão relacionada à gestão de perdas, em especial as tratativas relacionadas a como fazer diferente para que possamos vencer os desafios relacionados às metas de cumprimento do Plano de Redução de Perdas a nível nacional”, ressalta. “Hoje as perdas no Brasil são muito altas, chegam a 40%. Há concessionárias que já estão no caminho certo, com perdas menores do que 25%, e nós precisamos aprender com elas e ajudar o Brasil a melhorar os indicadores. O Marco Legal pede isso, mais eficiência, e é dessa forma que nós devemos, enquanto sanitaristas, correr atrás do ganho de eficiência. Foi um seminário muito importante, muitos técnicos de excelência participando, de renome nacional, que podem ajudar o Brasil a melhorar os indicadores de perdas”, conclui o diretor da Sabesp.

Confira aqui os álbuns de fotos.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89