O maior e mais importante evento do Brasil sobre o tema é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética (nacional) e das Câmaras Técnicas desta temática da ABES-SP e ABES-RS.
No segundo e último dia do 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, nesta quinta-feira, 9 de novembro, o tema “Hidrômetros: Tecnologias e Usos com Foco na Redução de Perdas e Aumento do Faturamento” deu início aos painéis. A moderação foi de Marcelo Depexe, assessor da Diretoria de Operações da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar. As palestras foram proferidas pelos especialistas Felipe de Lucca, gerente Comercial na Companhia Águas de Joinville – CAJ; Adoniran Lopes, diretor técnico e de Operações na Tecqua Tecnologia em Sistemas de Saneamento; e Alexandre Gomes de Souza, engenheiro da Saneamento de Goiás – Saneago.
O maior e mais importante evento do Brasil sobre o tema é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (nacional) e das Câmaras Técnicas desta temática da ABES-SP e ABES-RS.
O seminário reuniu, no Plaza São Rafael Hotel, na capital gaúcha, especialistas do setor de saneamento de todo o país, que compartilharam conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.
Felipe de Lucca abriu o painel 4 do evento apresentando motivações para investimentos em hidrometria. Trazendo a experiência e case dos ativos de hidrometria da CAJ, Felipe mostrou aos presentes o inventário do parque e os modelos de hidrômetros utilizados, bem como suas diferenças e benefícios. “Os recursos necessários para a universalização podem ser obtidos com programas de redução de perdas aparentes”, afirmou o gerente comercial.
Adoniran Lopes abordou o tema da micromedição, focando na escolha das ligações para a atuação. A empresa atua com contratos de performance em todo o país; Lopes trouxe para o público a metodologia utilizada pela empresa.
O Engenheiro da Saneago, Alexandre Gomes de Souza, trouxe em sua apresentação, “Menos Perdas, Mais Arrecadação”, a importância de se investir em pessoas, em treinamento de pessoas. “Vemos empresas com tecnologias de ponta, mas sem treinamento na equipe”, afirmou o engenheiro. Alexandre destacou também a necessidade de conhecer as referências da sua área, além de conhecer também o seu time, a sua equipe interna. Alexandre trouxe dados da Saneago, a partir do seu balanço hídrico e experiências e práticas com as trocas de hidrômetros no estado goiano.
A décima edição do Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Confira aqui os álbuns de fotos.