Últimas Notícias

10º Seminário de Perdas: painel aborda hidrômetros e suas tecnologias e usos com foco na redução de perdas e aumento de faturamento

O maior e mais importante evento do Brasil sobre o tema é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética (nacional) e das Câmaras Técnicas desta temática da ABES-SP e ABES-RS.

No segundo e último dia do 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, nesta quinta-feira, 9 de novembro, o tema “Hidrômetros: Tecnologias e Usos com Foco na Redução de Perdas e Aumento do Faturamento” deu início aos painéis. A moderação foi de Marcelo Depexe, assessor da Diretoria de Operações da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar. As palestras foram proferidas pelos especialistas Felipe de Lucca, gerente Comercial na Companhia Águas de Joinville – CAJ; Adoniran Lopes, diretor técnico e de Operações na Tecqua Tecnologia em Sistemas de Saneamento; e Alexandre Gomes de Souza, engenheiro da Saneamento de Goiás – Saneago.

O maior e mais importante evento do Brasil sobre o tema é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (nacional) e das Câmaras Técnicas desta temática da ABES-SP e ABES-RS.

O seminário reuniu, no Plaza São Rafael Hotel, na capital gaúcha, especialistas do setor de saneamento de todo o país, que compartilharam conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

Felipe de Lucca abriu o painel 4 do evento apresentando motivações para investimentos em hidrometria. Trazendo a experiência e case dos ativos de hidrometria da CAJ, Felipe mostrou aos presentes o inventário do parque e os modelos de hidrômetros utilizados, bem como suas diferenças e benefícios. “Os recursos necessários para a universalização podem ser obtidos com programas de redução de perdas aparentes”, afirmou o gerente comercial.

Adoniran Lopes abordou o tema da micromedição, focando na escolha das ligações para a atuação. A empresa atua com contratos de performance em todo o país; Lopes trouxe para o público a metodologia utilizada pela empresa.

O Engenheiro da Saneago, Alexandre Gomes de Souza, trouxe em sua apresentação, “Menos Perdas, Mais Arrecadação”, a importância de se investir em pessoas, em treinamento de pessoas. “Vemos empresas com tecnologias de ponta, mas sem treinamento na equipe”, afirmou o engenheiro. Alexandre destacou também a necessidade de conhecer as referências da sua área, além de conhecer também o seu time, a sua equipe interna. Alexandre trouxe dados da Saneago, a partir do seu balanço hídrico e experiências e práticas com as trocas de hidrômetros no estado goiano. 

A décima edição do Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Confira aqui os álbuns de fotos.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89