Penúltimo debate do maior e mais importante evento do Brasil sobre o tema, realizado em Porto Alegre, contou com apresentações de profissionais da Sabesp, Agensan-RS, Vitalux Ecoativa e Higra Industrial.
O penúltimo debate da programação do 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética foi sobre “Experiências de sucesso na eficientização energética” e aconteceu nesta quinta-feira, 9 de novembro, último dia do maior e mais importante evento sobre o tema no Brasil, em Porto Alegre/RS. A realização realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (nacional) e das Câmaras Técnicas desta temática da ABES-SP e ABES-RS.
Durante dois intensos dias (8 e 9), o seminário reuniu, no Plaza São Rafael Hotel, na capital gaúcha, especialistas do setor de saneamento de todo o país, que compartilharam conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.
O painel 6 teve moderação de Paula Mattos, gestora de Energia na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp e secretária de Eficiência Energética na Câmara de Gestão de Perdas e Eficiência Energética.
Os palestrantes foram: Andre Ruiz; engenheiro de Sustentabilidade da Vitalux Ecoativa; Emanuele Baifus Manke, diretora de Regulação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul -Agesan-RS; Greco Tusset de Moura, diretor Técnico da HIGRA Industrial Ltda.; e Paula Alessandra Bonin Costa Violante, diretora de Engenharia e Inovação da Sabesp.
Andre Ruiz deu início ao painel abordando as experiências de sucesso na Eficientização Energética e explicando o nexo água x energia. Ruiz também trouxe para o público números de saneamento no Brasil e o consumo de energia elétrica. O engenheiro abordou a escolha correta dos equipamentos.
Emanuele Baifus Manke trouxe para a apresentação o mapeamento de sistema que a agência realiza e o plano de eficiência Energética que a Agesan-RS utiliza.
Greco Tusset de Moura, por sua vez, apresentou a palestra “Geração de energia elétrica na distribuição de água potável através de turbogeradores”. A empresa gaúcha tem 23 anos de operação e já está presente em mais de 14 países. O diretor técnico apresentou a linha de produtos que a empresa produz.
Encerrando o painel, Paula Violante fez uma participação por meio de vídeo, trazendo a gestão de energia da Sabesp e os pilares da gestão de energia da empresa. Paula trouxe para o público também a evolução do programa de geração distribuída de energia fotovoltaica.