Promovido pela ABES em parceria com a FESPSP, o evento reuniu, com sucesso, nesta semana o 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde.
A atuação da Agência Reguladora do Estado de São Paulo em Saneamento, voltada para a questão dos resíduos sólidos, foi pauta de uma palestra da Arsesp no último dia do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, nesta quinta-feira, 9 de maio. A palestra foi ministrada Ana Paula Zubiaurre Brites, superintendente de Regulação da Diretoria de Saneamento da autarquia – uma das patrocinadoras do evento. O evento aconteceu na sede da instituição de ensino, na capital paulista, e virtual, em plataforma exclusiva.
Promovido pela Associação de Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática Resíduos Sólidos, em parceria com a Fundação Escola Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o congresso reuniu o16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde.
Com moderação de Danielle Christine Ramos Lodi, gerente de Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos e Drenagem da Arsesp, Ana Paula discorreu sobre a atuação da Arsesp na área de regulação do saneamento, com ênfase nos resíduos sólidos para auxiliar os municípios e consórcios de resíduos na prestação de serviços. Entre outros temas, a palestrante destacou também planejamento, regulação, regionalização, consórcio e concessões.
Os inscritos no 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos poderão acessar todo o conteúdo apresentado durante os três dias por três meses na plataforma do evento. Esta primiera edição trouxe como tema norteador das discusussões a gestão sustentável de resíduos sólidos e seu papel na construção de cidades inteligentes.
O evento contou com os seguintes patrocínios: Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, UTD Suzano, AST – Serviços, Soluções e Tecnologia em Meio Ambiente e Envex – Engenharia e Consultoria, além do apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS).