Últimas Notícias

21° Silubesa: painel aborda reúso como estratégia para uma gestão mais eficiente da água

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da engenharia sanitária e ambiental e a atualização técnico-científica de profissionais e estudantes, o evento acontece em Recife e em plataforma digital exclusiva até esta sexta-feira (30).

“Reúso de água como estratégia para uma gestão mais eficiente da água: da teoria à prática”. Este foi o tema do segundo Painel do 21º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Silubesa 2024, na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto.

Trazendo como tema central “Água e Nosso Futuro”, o evento é uma realização da ABES, da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB). O Silubesa acontece até esta sexta-feira, 30 de agosto, de forma híbrida – presencial, no Mar Hotel, na cidade de Recife, em Pernambuco, e em plataforma digital exclusiva.   

O reuso de água, conforme apontado pelas metas 6.3, 6.4 e 6.6 do ODS6 (Água e Saneamento para todos) é um instrumento estratégico para o alcance de uma gestão mais eficiente da água. A inclusão de uma fonte sustentável ou de origem alternativa na matriz hídrica tem o objetivo de diversificá-la de forma a minimizar os impactos das alterações do clima e favorecer a segurança hídrica regional. 

Para aprofundar o debate, o painel teve como palestrantes Maíra Lima, vice-diretora do Instituto Reúso de Água, Carina Almeida, professora da Universidade Lusófona e membro da direção da APRH; e Luiz Fernando Bezerra, diretor da Láguaz Inteligência em Reuso de Águas. O moderação foi Artur Ricardo Macedo dos Santos, membro da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES e coordenador de micromedição na Gestão de Equipes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Abrindo os trabalhos, Maíra Lima apresentou o Instituto de Reúso de Água, que atua no desenvolvimento de uma sociedade consciente em termos de usos da água. 

O palestrante Luiz Fernando Bezerra falou sobre como estruturar um projeto de reúso de efluentes e explicou como a empresa Laguaz oferece soluções inovadoras para tratamento e reúso de águas e como atua nesses processos. 

Por sua vez, Carina Almeida discorreu sobre o planejamento e gestão holístico de água e explicou como projetar o reúso de forma mais sustentável e eficiente e incluir todos os atores de água utilizadores. “Esta interação entre Portugal e Brasil é muito importante. Faltamos a mesma língua e só isso já facilita muito a comunicação. E acho que sendo dois países de continentes diferentes há muito a aprender e muita troca de conhecimento e experiência para partilhar. Portanto é o lugar certo para vir falar deste tema, que é fundamental”, enfatizou a professora Carina Almeida, ao final do debate. 

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89