O assunto foi pauta do terceiro painel do dia, nesta quinta-feira (29). Na ocasião, aconteceu o lançamento da Campanha DIADESOL 2024 da ABES e AIDIS, que estimula a conscientização sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos, por meio de ações de educação ambiental.
O segundo dia do 21° Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Silubesa, nesta quinta-feira, 29 de agosto, contemplou um painel sobre o tema “A evolução da gestão de resíduos sólidos e logística reversa pós-consumo.
Realizado pela Associação Brasileira de Engenharia sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e a Associação Portuguesa de Saneamento Ambiental (APESB), o evento acontece em Recife (Mar Hotel), em Pernambuco, e em plataforma digital exclusiva até nesta sexta-feira (30). Confira o álbum de fotos.
O debate teve coordenação de Maria Wagna de Araújo Dantas, membro da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, e moderação de Ana Maria Cardoso de Freitas Gama, gerente de Educação Ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH. Como palestrantes contribuíram Mario Russo, professor adjunto jubilado do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Portugal; Carlos Afonso, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Aoto Douro, de Portugal; José Claudio Junqueira, membro da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES; e Eduardo Rocha Dias Santos, diretor do Departamento de Gestão de Resíduos sólidos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A discussão foi uma oportunidade para explorar as inovações e desafios na gestão de resíduos, focando especialmente na logística reversa pós-consumo. O tema é importante tanto para o Brasil como para Portugal, à medida que enfrentam os desafios globais de sustentabilidade e economia circular. Os participantes discutiram práticas atuais de gestão de resíduos e destacaram as perspectivas futuras e estratégias colaborativas entre os dois países.
O professor português Mario Russo apresentou a palestra “Gestão de Resíduos Sólidos e da logística reversa no mundo: breve panorama”. Discorreu sobre o cenário de gestão de resíduos no mundo, serviços públicos, demandas, desafios e apresentou dados sobre o tema.
De forma virtual, representando MMA, o diretor Eduardo Rocha Dias Santos falou sobre a gestão e atividades do órgão com relação à logística reversa. O especialista abordou taxas de reciclagem, fontes de informação com diferentes metodologias e logística reversa com novos parâmetros, entre outros.
O especialista Carlos Afonso também ministrou sua palestra de forma remota, falando sobre “Closing The loop dos bioresiduos”. Ele explicou conceitos e problemáticas, deposição em aterros e lamas da ETA, e destacou que a gestão de resíduos de Portugal adere à estratégia europeia e ao modelo de economia circular.
Por fim, José Claudio Junqueira abordou a evolução do sistema de gestão de resíduos sólidos e logística reversa pós-consumo, destacando a questão dos agrotóxicos, embalagens, legislação e responsabilidades de cada um dos atores do setor.
Comentários sobre o Silubesa
No final do evento, a moderadora Ana Maria Cardoso de Freitas Gama falou sobre a importância de participar do evento. “O Silubesa, o Simpósio Luso-Brasileiro sobre saneamento, água e o nosso futuro, é de grande importância, visto que há necessidade de uma conscientização, de maior divulgação das pesquisas na área tanto de água como na área do saneamento como um todo. E trazendo Brasil e Portugal num intercâmbio que gera possibilidade de futuras pesquisas, de futuros intercâmbios e interação contínua com Portugal-Brasil”, destacou.
O professor e palestrante Mario Russo também deu sua impressão sobre a realização. “Desde o início, dos primórdios, tenho participado do Silubesa com muito prazer, porque é uma organização que faz falta aos nossos dois países. É um bom intercâmbio. O tema deste ano é universal e é fundamental. É o nosso futuro mesmo, que é a questão da água, e outros temas relacionados que foram muito bem organizados. E quero dar os parabéns a este 21º Silubesa organizado aqui em Recife. Tem sido uma excelente oportunidade de todas as experiências que favorecem a todos. Eu saio daqui um pouquinho mais rico”, disse.
Lançamento DIADESOL 2024 – ABES e AIDIS
Durante o terceiro painel do dia, Paulo Robinson da Silva Samuel, presidente da ABES-RS, lançou a Campanha DIADESOL 2024, que estimula a conscientização sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos, por meio de ações de educação ambiental.
O tema desta edição é ‘De resíduos a recursos”. Como reforçou Paulo Robinson, a campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância de um ambiente mais limpo e divulgar o trabalho cooperativo.
Saiba mais: Diadesol – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania 2024: celebre esta data com a gente!
A moderadora do painel Ana Maria Cardoso de Freitas Gama falou sobre a importância do evento e do intercâmbio entre Brasil e Portugal para a conscientização, troca de conhecimento e adoção das melhores práticas com relação ao saneamento.