
Palestras mostraram importância de mostrar exemplos bem-sucedidos em um momento em que o Brasil passa por mais uma crise de escassez hídrica e vivencia o aumento do custo da energia elétrica.
O painel “Excelência na gestão da eficiência energética, vinculando as boas práticas com a utilização de tecnologias inteligentes” foi um dos destaques desta segunda, 18 de outubro, no 31º Congresso da ABES (Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Fitabes 2021 (Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental), realizado em Curitiba-PR, e em plataforma digital. O painel teve coordenação de Ricardo Rover Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, e moderação de Andrea Mattos, membro da CT e gestora de energia na Diretoria Metropolitana da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.
Este é um tema relevante nesse momento em que o país vive uma crise de escassez hídrica e vivencia o aumento do custo da energia elétrica.O painel contou com participações de Marcelo Guimarães, gerente geral da Uros para América Latina; João Paulo Poloni Nunez, coordenador de Eficiência Energética da Aegea Saneamento; e Diego Mariano Oliveira, CEO da BirminD.
Marcelo Guimarães iniciou o painel com a apresentação “Alta performance de IoT” apresentando dois serviços da empresa o UrosFlow e UrosSense. “Todos os dados são encriptados e enviados para o servidor e são de propriedade do cliente, a Uros não utiliza esse dado para nenhum outro fim”, explicou Marcelo garantindo a total segurança do serviço. Diego Mariano Oliveira, CEO da BirminD, participando de forma online deu uma aula muito detalhada e explicativa sobre como detectar falhas no processo industrial, mostrando a solução AutoML desenvolvida pela BirminD, com a apresentação “Uso energético eficiente”, exemplificando com alguns cases o uso de sistema com inteligência artificial (AI) desenvolvido pela empresa. “O uso de AI aprende com o histórico de dados e ajuda o homem na tomada de decisões”, comentou Diego.
Fechando as apresentações do painel João Paulo Nunez, coordenador de Eficiência Energética da Aegea Saneamento, fez a sua palestra sob a visão do operador com o tema “Evolução Consumo Energético – AEGEA” e detalhou os principais processos da empresa com uma segunda apresentação intitulada “Pilares de Atuação: Gestão de Energia e Eficiência Energética”. “Trabalhamos com três pilares fundamentais para a gestão eficiente dentro dos processos da empresa que são: gestão de custeio, gestão orçamentária e planejamento e gestão de eficiência energética”, informou o executivo.
O 31º Congresso da ABES segue até esta quarta-feira, 20 de outubro. Toda a programação do maior evento de saneamento ambiental do Brasil está disponível aqui.



An excellent discussion on how artificial intelligence can transform energy management in the environmental sanitation sector. Leveraging AI to optimize operations, reduce energy consumption, and improve system efficiency is a major step toward more sustainable and resilient infrastructure. Congratulations to ABES for highlighting innovative technologies that can deliver both environmental and operational benefits for the future of sanitation.
Such a well-structured and engaging article. Thank you!
Well done! This article provides a lot of value.
As a trusted supplier in the plastic industry, Elitepipe Plastic Factory has established long-term partnerships with clients who value their high-quality products and reliable performance. Elitepipe Plastic Factory