Últimas Notícias

31º Congresso da ABES: painel aborda mudanças climáticas e os impactos nas cidades, no saneamento e na saúde

Especialistas destacaram a importância da expansão do conhecimento para a busca de soluções nas cidades.

Por Equipe de Comunicação ABES

O 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e Fitabes 2021 – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, realizou nesta terça-feira, 19 de outubro, o painel “Mudanças climáticas e os impactos nas cidades, no saneamento e na saúde”, coordenado por Rainier Pedraça Azevedo, coordenador Câmara Temática de Saúde Ambiental, e moderado por Paulo Massato, especialista em saneamento. Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

Os especialistas abordaram os impactos das mudanças climáticas no meio ambiente e na saúde humana e ressaltaram a necessidade e a oportunidade para refletir sobre os desafios e as soluções para o tema. Peter Cheung, professor da UFMT e diretor da Digital Solutions; Daniel Buss, coordenador da OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde; Renata Gracie, tecnologista em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Miriam Garcia, analista Sênior, policy manager (CDP LatinAmerica), foram os convidados que participaram do painel.

Peter Cheung discorreu sobre como as cidades inteligentes podem acelerar os serviços de saneamento, IoT, conectividade, highlights, e citou sobre a importância do conhecimento para trazer melhorias. “Temos que olhar a cidade como um serviço, precisamos nos capacitar e ter conhecimento para tomar a melhor decisão”, frisou.

Daniel Buss falou sobre as iniciativas da OPAS para promover melhorias no âmbito das mudanças do clima e na saúde. Ele abordou questões ligadas à agenda de saúde, planos de segurança de água, financiamento climático em saúde nas Américas e no Caribe e a importância do saneamento para o combate à pandemia.

Renata Gracie apresentou uma análise de dados de saúde e captura de informações sobre aprendizados proporcionados com a pandemia da covid-19.

Miriam Garcia falou sobre os impactos das mudanças climáticas e percepções das cidades brasileiras.

Ao final, Paulo Massato e Ranier Azevedo fizeram as considerações e agradeceram aos convidados pela participação no painel.

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, aconteceu de 17 a 20 de outubro no formato híbrido: presencial, no Expo Unimed, em Curitiba, no Paraná, e virtualmente, em plataforma digital. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.

 

1 Comentário em 31º Congresso da ABES: painel aborda mudanças climáticas e os impactos nas cidades, no saneamento e na saúde

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.