Últimas Notícias

31º Congresso da ABES: painel apresenta tecnologias transformadoras para cidades inteligentes

Na ocasião, foram destacadas três opções para o setor de saneamento: BIM, IoT e Realidade Aumentada.

Por Equipe de Comunicação ABES

Um dos painéis do 31º Congresso da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, reuniu tecnologias transformadoras para cidades inteligentes. No último dia do Congresso, 20 de outubro, foram destacadas três opções para o setor de saneamento: BIM, IoT e Realidade Aumentada. 

O painel, denominado “Tecnologias Transformadoras para Cidades Inteligentes”, foi coordenado por Kan Wakabayashi, executivo de Transformação Digital e membro da Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Inovação da ABES. 

Os palestrantes foram Magnus Martins Caldeira, Analista de Infraestrutura na Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR; Cahue Rando Carolino, Arquiteto e Urbanista, analista de Sistemas de Saneamento da Superintendência de Gestão de Empreendimentos da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo; Samanta Tavares de Souza, superintendente Comercial e de Relacionamento com o Cliente da Sabesp e coordenadora do Comitê Nacional de Qualidade da ABES (CNQA); e Luís Carlos Serra, engenheiro da Sabesp. 

Na ocasião, os painelistas abordaram as principais características das tecnologias BIM, IoT e Realidade Aumentada, que estão em crescimento no setor de saneamento devido ao impacto que causam na vida das pessoas. 

 

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, foi realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, juntamente com a Fitabes 2021, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, em formato híbrido: presencialmente, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, e virtualmente, em plataforma digital. Esta edição do encontro teve como tema central “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.     

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.