Últimas Notícias

9º Seminário Nacional de Perdas: programas de sucesso em redução de perdas são foco de painel no primeiro dia

O debate realizado nesta terça (18) durante o mais importante evento do Brasil sobre o tema destacou desafios, propostas e soluções na redução de perdas e melhor distribuição no saneamento.

“O objetivo desta apresentação é mostrar cases de companhias de água estadual, municipal e privada para entendermos e aprendemos como é possível o sucesso em redução de perdas em todas as esferas”. Com estas palavras, Luiz Pladevall, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP), e diretor da CPS Engenharia fez a moderação do painel 2 do  9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética na tarde desta terça-feira, 18 de outubro. O evento, o mais importante sobre o tema no país, acontece de forma virtual, em plataforma exclusiva, até esta sexta (19).

O evento é uma realização conjunta da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP e da Câmara Nacional da Associação para esta temática estratégica. O conteúdo ficará disponível por 90 dias para os inscritos.

O painel foi apresentado por Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES e diretor da ABES-RS. Os palestrantes foram Alexandre Gomes, superintendente na Gerência de Desenvolvimento Operacional e Inovação Tecnológica da Saneago (Companhia Saneamento de Goiás S/A); Wilson Idalécio Pereira Junior, Gerente de Manutenção e Expansão da SAE (Superintendência de Águas e Esgoto) de Ituiutaba, Minas Gerais; e Anderson Rocha, superintendente de Distribuição, Coleta e Serviços do Grupo Águas do Brasil.

 

A primeira fala foi de Alexandre Gomes, fazendo um panorama das operações da Saneago, que atende em 225 dos 246 municípios de Goiás.Segundo seu relatório anual de sustentabilidade (saneago.com.br/#/noticia_interna/8487/3), divulgado em setembro último, a Saneago é considerada a “única companhia estadual com índice de perdas inferior a 30%, registrando apenas 27% no quesito”.

Dentre as ferramentas para essas melhorias estão a Instalação de Válvulas Redutoras de Pressão com Sistema DayNight, identificação e retirada de vazamentos visíveis e não visíveis, além de valorizar um elemento muito importante: o fator humano. “Desenvolvemos cinco ações para prevenção de perdas, sendo a primeira de todas a qualificação de nossos profissionais. Podemos afirmar que 90% do sucesso em redução de perdas está na capacitação e envolvimento de todos que atuam dentro da companhia, e isso vai desde a diretora até o operacional”, destacou. Os outros pontos desse programa de ações na Saneago são a micro e macromedição, a redução de pressão, e a gestão de vazamento e monitoramento de DMC (Distritos de Medição e Controle).

Wilson Junior, por sua vez, mostrou os índices de Ituiutaba, no interior de Minas Gerais, região considerada muito quente. “O combate das perdas, se não bem administrada, é como se fosse ‘enxugar gelo’. Ou seja, é preciso investir não apenas em tecnologia de ponta, mas também em recursos básicos, como o reparo de vazamentos, construção de novas adutoras e reservatórios setoriais, além de controle de corrosão e a qualificação de mão de obra”, afirmou.

O especialista destacou ainda a implementação e capacitação do CCO (Centro de Controle Operacional) para o controle ativo de pressão, além de um catálogo de fechamento e estanque de vazamentos. “Na nossa última pesquisa, em 2020, conseguimos o resultado de realizar a correção de mais de 600 vazamentos visíveis e não visíveis. Identificamos também hidrômetros com problemas, localizamos e corrigimos fraudes e furtos de água. Com isso, o índice de perdas foi de 39% para 33%”, disse.   

Por fim, Anderson Rocha, do GAB (Grupo Águas do Brasil), contou um pouco sobre a empresa privada, que atende 13 concessionárias, englobando São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2017, foi criado o programa “Água de Valor”, premiado em 2020 pela Firjan (https://www.grupoaguasdobrasil.com.br/blog/programa-agua-de-valor-ganha-premio-firjan-ambiental-2020/) na categoria Águas e Efluentes.

O programa tem em seu escopo o objetivo de aumentar a eficiência dos sistemas de distribuição de água, reduzindo perdas e com o propósito em levar com excelência o abastecimento à população atual, sem prejudicar a garantia desse bem às gerações futuras. “Engajar as pessoas, realizar comitês e workshops com representantes de todas as concessionárias atendidas pelo Grupo Águas do Brasil, atualizar os cadastros da população atendida, além do monitoramento constante, prevenindo perdas, identificando problemas como fraudes e desgastes no sistema são alguns dos passos que trilhamos”, enfatizou Anderson Rocha, mostrando casos em duas cidades, Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo.

Em números (Fonte: SNIS), o GAB em relação ao Brasil teve uma redução importante no quesito: em 2020, enquanto o índice nacional beirava 40,1% em perdas na distribuição, o Grupo ficou em 31,5%. E este ano, o número caiu para 31,1%. “A gestão envolve também monitorar as pessoas, por meio de grupos, canais de comunicação. Todos precisam vestir a camisa para reduzir ao máximo as perdas de água”, concluiu Anderson Rocha.

Após as apresentações, houve uma rodada de comentários e os participantes, via chat, puderam enviar as suas perguntas.

9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o maior evento sobre o tema no Brasil, traz especialistas de diversas áreas do saneamento do país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O evento é composto de 6 painéis idealizados criteriosamente de modo a garantir a participação do público por meio perguntas aos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento, que apresentarão conteúdos teóricos e práticos.

 

11 Comentários em 9º Seminário Nacional de Perdas: programas de sucesso em redução de perdas são foco de painel no primeiro dia

  1. I do accept as true with all the ideas you have presented in your post. They are very convincing and will definitely work. Still, the posts are too brief for beginners. May you please extend them a bit from next time? Thank you for the post.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.