Últimas Notícias

Ciclo de debates “Desafios do Saneamento Ambiental” chega ao Distrito Federal

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – Diretoria Nacional  e a ABES/DF promoveram nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, mais um encontro do Ciclo de Debates “Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil”. Esta foi a vez do Distrito Federal receber o evento. Realizado no auditório do CREA/DF, o encontro contou um público de aproximadamente 30 pessoas e a presença dos presidentes Lúcio Henrique Bandeira, da ABES/RJ, e Aroldo Ferreira Galvão, ABES/MS, que assistiram à palestra ministrada pelo presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, acerca dos 10 anos da Lei de Saneamento, Saneamento na Região Centro-Oeste e no DF, além do tema “Saneamento Público ou Privado”.

O presidente apresentou também o estudo da ABES  “Situação do Saneamento Básico no Brasil – uma análise com base na PNAD 2015”, sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e filtro de água no Brasil, em um comparativo 2014/2015. Todas as informações têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anualmente.

Para o presidente da ABES, Roberval Tavares, a maior dificuldade encontrada no saneamento é a falta de gestão e que o controle social é de suma importância para a fiscalização. “Os acertos da lei foram enormes, nós não utilizamos da lei em sua plenitude, apenas 30% dos nossos municípios tem plano municipal de saneamento, portanto a peça central é o Plano Municipal. Nós precisamos apresentar para sociedade e convencê-la dos benefícios que a cultura pelo saneamento pode proporcionar. Sendo Brasília 22ª cidade visitada nesse ciclo de debates, afirmo que todas as ideias e apontamentos levantados em todo o Brasil serão considerados e apresentados durante o Congresso ABES FENASAN 2017 – o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas, de 02 a 06 de outubro de 2017, em São Paulo/SP”, finalizou.

O presidente da ABES-DF, João João Marcos Almeida, saudou a iniciativa. “É com muita satisfação que recebemos nosso presidente nacional, Roberval Tavares de Souza, e os presidentes da ABES-RJ e ABES-MS. A apresentação foi excelente e os debates de altíssimo nível, o que muito nos une e nos encoraja ainda mais na busca da universalização dos serviços públicos de saneamento.”

O Ciclo de Debates já passou por Manaus/AM, Goiânia/GO, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Boa Vista/RR, Vitória/ES, Natal/RN, Recife/PE, São Paulo/SP, Belém/PA, Macapá/AP, Mato Grosso/MT, Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, João Pessoa/PB, Belo Horizonte/MG, Palmas/TO, Aracaju/SE, Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Teresina/PI e Brasília/DF.

Os próximos encontros serão realizados em Maceió/AL, dia 18 de setembro (veja aqui), e Salvador/BA, no dia 19 (saiba mais aqui)

 

 

4 Comentários em Ciclo de debates “Desafios do Saneamento Ambiental” chega ao Distrito Federal

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.