Últimas Notícias

Mensagem do presidente Roberval Tavares de Souza: 2017, um grande ano para a ABES

Caro associado,

2017 foi um ano de muitos desafios para o Brasil. Mas também de muitas realizações. Para a ABES e para o Setor do Saneamento, foi muito especial. Um ano em que pudemos promover mais discussões sobre a situação do país e intensificar nossa atuação junto às autoridades do Executivo e Legislativo e nos âmbitos municipal, estadual e federal neste momento importante de nosso país, levando nosso posicionamento em relação a diversos temas, como a Revisão do Marco Legal do Saneamento.

Um ano único também porque a ABES realizou em São Paulo, em parceria com a Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas, o Congresso ABES Fenasan 2017, reunindo, de 2 a 6 de outubro, em São Paulo, 5 mil congressistas, entre profissionais do setor, empresários, acadêmicos e estudantes, 25 mil visitantes na Feira, 49 painéis com mais de 250 especialistas, entre os mais qualificados do Brasil, e divulgação massiva da mídia. Discutimos temas relevantes do setor, sugerimos soluções e, mais do que isso, reafirmamos a disposição dos sanitaristas brasileiros de elevar o Saneamento à posição de destaque que deve ter em nosso país. Tivemos pela primeira vez no Congresso a realização de uma Conferência Livre de Saúde e um painel voltado à discussão da Comunicação no Saneamento. Lançamos um novo estudo para analisar o cenário no país, o Ranking da Universalização do Saneamento, além de dois documentos importantes: a Carta dos Sanitaristas do Brasil, entregue às autoridades presentes no evento, e a Carta do Congresso ABES Fenasan 2017.

Nossas Câmaras Temáticas atuaram intensamente, com estudos, discussões e grandes eventos, além da fundamental participação na programação do Congresso. E promovemos ainda mais uma inovação no Congresso: um espaço dedicado às startups para o saneamento e meio ambiente, dando início a parceria com grandes nomes da Tecnologia e Inovação no país.

Como parte da mobilização do setor, a ABES percorreu em 2017 todas as capitais brasileiras com o Ciclo de Debates Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil. Realizado pela Diretoria Nacional em parceria com as Seções Estaduais, o ciclo dialogou com associados, não associados e autoridades locais sobre a situação do saneamento de cada região do país.

Círculo do Saneamento, por sua vez, reuniu empresários, especialistas renomados e formadores de opinião em eventos de discussão dos grandes temas do saneamento no país, além de um estande especial dentro do Congresso ABES Fenasan, que reuniu autoridades e presidentes de empresas de saneamento.

No âmbito da qualificação, a ABES consolidou a UNIABES como a maior e mais importante plataforma EAD de cursos para o Saneamento Ambiental, oferecendo 10 cursos nas áreas de Regulação, Tratamento de Esgotos e Perdas de Água. As Seções Estaduais também ofereceram diversos cursos a associados e outros profissionais, atendendo às demandas locais do setor.

Em se tratando de gestão, o PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, agora realizado anualmente, trouxe muitas novidades, como a categoria Rubi, voltada a organizações que ganharam o nível IV e que continuam sua trajetória na excelência da gestão, o Prêmio de Eficiência Operacional, voltado à redução de perdas, e o Selo da Qualidade do Fornecedor de Serviços de Saneamento Ambiental – SQFSA. E o Ciclo 2017 foi encerrado em Aracaju/SE, com participação recorde nos Seminários de Benchmarking.

Buscamos ainda intensificar nosso relacionamento com você, associado, promovendo iniciativas como descontos em livros e cursos, criação do Portal do Associado e implantação de um canal de relacionamento.

E não poderia deixar de mencionar nosso Programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS, que já se encontra atuando em 23 estados brasileiros. Jovens cheios de energia, talento e paixão pelo Saneamento, que estão ajudando a edificar o presente e o futuro da ABES.

Em 2018 teremos muito mais! Em março, participaremos do Fórum Mundial da Água, em Brasília/DF, evento internacional no qual temos contribuído intensamente para a construção da programação.

Em junho, realizaremos em Foz do Iguaçu/PR, o XIV Sibesa – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, evento consolidado nos calendários de Brasil e Itália que promoverá, mais uma vez, a troca de experiências e conhecimento técnicos entre profissionais e especialistas de ambos os países.

E em novembro, a ABES fará história mais uma vez, com a realização da Rio Water Week, a Semana da Água que já acontece em países como Suécia e Singapura e que transformará o Rio de Janeiro na capital mundial da água, discutindo o tema de forma ampla e democrática, com a participação de organismos internacionais, governos, ONGs, profissionais, acadêmicos e estudantes do Brasil e exterior e sociedade em geral.  Esperamos a participação de todos os nossos associados, não apenas nos eventos, mas em nossas Câmaras Técnicas e Temáticas e no Programa JPS.

Completando 52 anos de atuação em junho de 2018, a ABES renova mais uma vez suas energias para unir o setor de Saneamento, valorizar os profissionais e trabalhar incessantemente pela saúde e pela qualidade de vida das pessoas.

Que 2018 seja um ano de muito trabalho e vitórias para o Saneamento.

Boas Festas a todos!

 

Roberval Tavares de Souza

Presidente Nacional da ABES

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: