Últimas Notícias

Fórum Jovem emite declaração com recomendações para gestão da água

Pela primeira vez, um Fórum Jovem aconteceu pelo Processo Cidadão no Fórum Mundial da Água. Durante dois dias, o grupo esteve reunido identificando as prioridades e dividindo visões estratégicas para as 70 lideranças jovens internacionais que participaram, nos dias 17 e 18, do maior evento de água do mundo.

Segundo o estudante brasileiro Paulo Roberto Mesquita, “o workshop foi muito interessante pois nos ajudou a entender alguns dos problemas mundiais relacionados à água, assim como as redes de informações internacionais que foram criadas para ajudar a fornecer soluções.”

Os participantes também se conscientizaram sobre a importância da engajamento dos jovens para estabelecer a segurança hídrica. “Aprendemos que é preciso haver diálogo entre as gerações tanto para passar conhecimentos quanto para poder trazer inovações ao processo de gestão”, disse Paulo.  Ele também informou que a maior delegação durante a oficina envolveu jovens da Itália.

Como resultado dos debates, foi elaborada uma declaração que será incluída no desfecho do Processo Cidadão ao final do 8º Fórum Mundial da Água.

Confira a íntegra do documento:

“Nós, a juventude, recomendamos:

1. Juventude e SDG 6

Redefinir o valor da água para além da sua comercialização econômica para reconhecer seu patrimônio cultural, seu valor medicinal, tradicional e social. Isso pode ser feito por programas de treinamento e liderança para jovens e encontrar mecanismos para integrá-los no sistema de educação formal para alcançar os mais jovens e os mais vulneráveis ​​em todas as regiões.

2. Juventude, Água e Inovação

Aumentar a oportunidades de financiamento para apoiar iniciativas de lideranças  por jovens para projetos científicos e tecnológicos. Esses projetos incluem a expansão das plataformas on-line abertas existentes, a fim de facilitar mais pesquisas interdisciplinares, inovação social, redes e relatórios de cidadãos.

3. A importância da cooperação

Criação de espaços legítimos para a representação, inclusão e participação de jovens e grupos de jovens nos processos políticos, de decisão e organizacionais de alto nível dos Fóruns mundiais sobre a água. Isso inclui a institucionalização do Fórum da Juventude como parte de todas as futuras WWF, garantindo o financiamento necessário para apoiar a liderança juvenil, a participação e a representação igual de todas as regiões para os processos preparatórios, de implementação e de acompanhamento do fórum juvenil. Esta abordagem assegurará a continuidade e a transição suave da liderança juvenil para todos os futuros fóruns e proporcionará novas experiências de liderança para os jovens ao participar do fórum.

Além disso, é igualmente importante garantir a representação dos jovens e a incorporação da declaração nos processos e resultados do Fórum Mundial da Água, incluindo jovens em todas as sessões para compartilhar as principais prioridades da juventude.

Reconhecemos e agradecemos o apoio que recebemos do WWF e das organizações parceiras para organizar com sucesso o fórum juvenil. Sabemos que podemos contar com você para o seu apoio contínuo aos futuros Fóruns mundiais da água e na implementação do nosso Convite à Ação.”

O Chamado de Ação

Fórum de Jovens do Fórum Mundial da Água

Nós, os participantes do primeiro Fórum Juvenil do Fórum Mundial da Água, concordamos e nos comprometemos a nos apoiar mutuamente na implementação das seguintes ações:

1. O Parlamento Mundial da Juventude para a Água compromete-se a proporcionar aos jovens a oportunidade de acessar plataformas internacionais sobre a água e proporcionar espaço para discussão entre jovens e entre jovens e outras partes interessadas para incentivar o envolvimento da juventude no setor de água.

2. O Programa de Delegados Juvenis compromete-se a promover os eventos satélites de assistência juvenil para organizar três eventos juvenis relacionados à água na cidade de Belém nos próximos três anos.

3. Os delegados da juventude trabalham para a institucionalização dos Eventos de Satélites da Juventude para fazer parte da estratégia do Fórum Mundial da Água para mobilizar e envolver a juventude na governança da água e nos processos de tomada de decisão do fórum.

4. Water Youth Network compromete-se a conectar os jovens e as organizações com os processos de decisão de alto nível através de intervenções significativas para o compartilhamento de conhecimento e dados, incubar ideias, identificar recursos financeiros, desenvolver parcerias no setor de água, entre disciplinas e gerações.

5. A Rede da Juventude da América Central para a Água compromete-se a promover o envolvimento da juventude nos espaços de tomada de decisão no setor de água para fortalecer o desenvolvimento dos países da América Central de um ponto de vista mais holístico e inovador sem manchar nossas mensagens e esforços com nossos interesses políticos e pessoais.”

Fonte: 8º Fórum  Mundial da Água

4 Comentários em Fórum Jovem emite declaração com recomendações para gestão da água

  1. Ao acessar o site oficial do Brazino777, os novos jogadores são recebidos com uma generosa oferta de boas-vindas. O cassino informação online oferece um bônus de depósito de 225%, proporcionando aos jogadores a oportunidade de começar sua jornada de jogo com um impulso significativo em suas contas. Esse bônus é uma maneira emocionante de explorar os diversos jogos disponíveis no Brazino777, desde slots até jogos de mesa.

  2. Thanks for another magnificent article. Where else could anyone get that type of information in such an ideal way of writing? I’ve a presentation next week, and I’m on the look for such information.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.