Últimas Notícias

JPS da ABES-SP discute regimes de contratação profissional 

O programa Jovens Profissionais do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (JPS/ABES-SP), coordenado pelo geógrafo Thomas Ficarelli, promoveu nesta terça-feira, 22 de maio, o evento “Regimes de Contratação Profissional: Pessoa Jurídica, CLT e Funcionalismo Público”. O encontro aconteceu na sede da entidade.

As apresentações foram feitas pelos palestrantes Fernando Cintra Mortara, engenheiro ambiental do Departamento Técnico da Moomi Inovação em Ecoeficiência; Gustavo Rettore da Silva Paranhos, biólogo, diretor de contratos na AMBPRO Serviços Ambientais; e Carolina Born Toffoli, que é geógrafa, especialista ambiental na Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA/CBRN).

Em sua palestra, Gustavo Paranhos discorreu sobre o panorama do profissional do Saneamento. “Gostaria de agradecer aos membros do JPS, em particular, o Thomas, pelo convite. Achei fantástica essa oportunidade, pois pude apresentar os desafios do dia a dia de exercer a profissão como pessoa jurídica e conhecer a realidade das pessoas que se apresentaram no evento. Apresentações e a realidade de empresas públicas, como a representante da Secretaria do Meio Ambiente, que eu desconhecia. Eles estão buscando a otimização da empresa pública que não podemos ver do lado de fora”, ressalta. Ele explica  que com a palestra do Fernando Mortara, pôde ver que existe um limiar entre o CLT e o CNPJ que hoje está cada vez menor. “Existe uma relação entre o empregado e o trabalhador que pode virar uma parceria. Acredito que cada vez mais as relações de trabalho se tornam horizontais. Nas pequenas empresas, principalmente, o profissional como pessoa jurídica tem atuado de forma independente”, diz. Segundo o biólogo, nesse ramo existem grandes desafios na questão de se empresariar e entender todo o contexto do empresariado. “Vai muito além do conteúdo técnico. Precisamos entender legislação fiscal e formas de contrato. O conteúdo técnico fica restrito dentro de todas as atividades necessárias para ser uma pessoa jurídica”, afirma e conta que no último slide da sua apresentação, passou um exercício de como criar a própria empresa com alguns questionamentos tanto da teoria quanto da prática. “Ressaltei a necessidade do recém-formado buscar as questões práticas da prestação de serviço. Falei sobre como fazer o passo a passo para atingir o seu objetivo, realizar um bom serviço e angariar novos clientes, pesquisa de mercado para avaliação dos serviços, identificação e importância do público alvo, precificação dos serviços, retorno dos investimentos, estratégia de marketing e de vendas, modelos de propostas, acompanhamento do projeto, modelo de entrega e de faturamento e como colocar em um business plan. Apresentei o modelo Canvas, do Sebrae”, elenca Gustavo. “Meu objetivo foi agregar valor a formação de empresa, pois vai muito além da questão técnica”, enfatiza Gustavo.

Thomas destaca que ficou “muito feliz com a contribuição dos três palestrantes, contando suas experiências pessoais de anos na área de meio ambiente e saneamento”, diz. Segundo ele, foi interessante também ver a franqueza dos especialistas ao apontar as vantagens e desvantagens do diferentes caminhos profissionais: pessoa jurídica, celetista e servidor público. “O que foi mostrado é que tem diferentes possibilidades de crescimento nos três [cenários], assim como diferentes dificuldades, com a instabilidade muito maior do empresário ou pessoa jurídica. Foi bastante esclarecedor para o público presente”, frisa.

O geógrafo lembra, ainda, que “a missão do JPS é justamente mostrar esses horizontes de uma maneira bastante criativa e que não seja feito da mesma forma em outros espaços, como nas universidades. A ABES vem mostrando originalidade em suas atividades em eventos como estes”, conclui Thomas.

 

22 Comentários em JPS da ABES-SP discute regimes de contratação profissional 

  1. I don’t know if it’s just me or if everyone else experiencing problems with your website. It appears as if some of the text within your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them too? This could be a problem with my web browser because I’ve had this happen before. Cheers

  2. Крупный учебный и научно-исследовательский центр Республики Беларусь. Высшее образование в сфере гуманитарных и естественных наук на 12 факультетах по 35 специальностям первой ступени образования и 22 специальностям второй, 69 специализациям.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.