Últimas Notícias

5º Seminário de Perdas: inovação e educação, a chave para o saneamento básico no Brasil

Saiba o que foi discutido no último dia de painéis do 5º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética realizado em Florianópolis

Por Carol Macário e Comunicação CASAN

Você sabia que até cães farejadores hoje são usados para detecção de vazamentos? As novas tecnologias para identificação de vazamentos, a importância da educação e capacitação, além de projetos inovadores em eficiência energética foram alguns dos destaques do segundo dia de palestras do 5º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética nesta quarta-feira, dia 15 de agosto. O evento, promovido pela ABES, reuniu em Florianópolis profissionais, empresas e autarquias para discutir esses temas que são urgentes para o Brasil. No encerramento, a organização fez um convite para a próxima edição, que deve ser realizada em Minas Gerais (a ser confirmado). Acesse aqui o álbum de fotos.

“O evento foi acima do esperado, a programação com qualidade técnica e o público correspondeu. Tentamos levar o seminário de uma forma bastante informal, com a nossa linguagem. Somos todos colegas e todos estamos na mesma luta pela redução das perdas e pela eficiência energética”, agradeceu a engenheira Andréia May, ao final.

Veja como foi cada um dos painéis.

Painel 4 – Eficiência Energética

Um painel exclusivo sobre Eficiência Energética abriu o segundo dia do Seminário. Representantes de duas empresas e duas companhias de saneamento apresentaram soluções e projetos com bons resultados na área. Arthur Seemann Vieira, engenheiro da Casan, mostrou o projeto do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Concórdia, no Oeste catarinense, que teve os motores substituídos. Hoje a ETA é 100% automatizada, opera 24 horas por dia e, entre outros resultados, diminuiu em 25% o consumo de produtos químicos.  Na sequência, o engenheiro Greco de Moura apresentou o Turbogerador para geração de Energia e Redução de Pressões da Higra. Ele ressaltou que o gerador anfíbio foi feito para turbinar e não bombear, além de ser projetado de acordo com as condições operacionais de aplicação.

André Vizioli apresentou um produto da Riventa: bombas em tempo real pelo método termodinâmico para redução de energia. Ele ressaltou a abordagem orientada pela informação. Por fim, o engenheiro Michel Bittencourt, da Águas de Joinville, detalhou como é a utilização de geradores na ETA Cubatão (Joinville, SC) e os ganhos financeiros e de segurança. Ressaltou o fato de a Cia ter desenvolvido um plano de expansão e eficiência e que hoje, com os geradores próprios, gera pelo menos 10% da energia que precisa.

Painel 5 – Governança de redução de Perdas e Água em Empresas de Saneamento

O segundo painel do dia reuniu representantes de três companhias para falar sobre gestão e medidas para reduzir a perda de água em cada região. Ricardo Rover detalhou o Programa de Redução de Perdas de água da Corsan (RS). Rover, que é coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética d abes, listou projetos estratégicos, entre os quais a automação e Centros de Controle Operacional e, ainda, a política de gestão de perdas que vem sendo construída na empresa.

Andréia May, da Casan, trouxe uma abordagem focada no fator humano e a importância da Governança em gestão de perdas.

“Mudanças ocorrem quando as pessoas mudam”, salientou, enumerando as diferentes fases comuns em muitas empresas diante do problema das perdas de água. Na Casan, ela exemplificou, desde 2016 foi estabelecida uma comissão de gestão de perdas e, em 2018, foram criados setores de gerenciamento de perdas.

A manhã encerrou com o depoimento do engenheiro Juliano Trindade de Oliveira, da Samae de Jaraguá do Sul (SC), sobre as medidas para combate e redução de perdas na companhia. Entre as ações para eliminar as perdas aparentes, citou a multa por violação aplicada a usuários que cometem fraude, no valor de mais de R$ 3,5 mil. Ele também ressaltou o projeto de educação da Samae na cidade catarinense, que desde 2006 recebe estudantes.

Painel 6 – Materiais e Tecnologias

O penúltimo painel apresentou as mais recentes tecnologias utilizadas para combate às perdas. Clovis Vanderlei Koch mostrou a experiência da WEGMotors aplicada à gestão de perdas e eficiência energética. Citou a automação e substituição de motores por equipamentos de alto rendimento como alternativa para economia de energia, além de detalhar diferentes motores e tecnologias produzidas pela WEG.  De Minas Gerais, o engenheiro Gustavo Lamon apresentou as soluções da empresa Isoil-Lamon que ajudam a descomplicar a macromedição. Ressaltou a importância de se conhecer a necessidade de cada empresa, deu dicas de como escolher medidores de vazão e, por fim, apresentou o caso da Caema.

Já o engenheiro César Meyer mostrou como foi o processo de substituição da rede nos Distritos de Medição e Controle (DMC) de regiões de Joinville (SC) na companhia Águas de Joinville. Mostrou exemplos e resultados positivos, como a redução de perdas reais no sistema, além da redução dos custos de manutenção.

Para finalizar, o engenheiro Marcelo Depexe, da Sanepar, apresentou as novas tecnologias para detecção de vazamentos. Antes de mostrar novidades, relembrou técnicas antigas, como vara radiestésica e geofonamento, e que ainda são utilizadas hoje em dia. Dentre as inovações, citou técnicas que não dependem do som, como cães farejadores – usados em países como Inglaterra e Austrália -, gás traçador, uso de satélite e imagem termal.

Painel 7 – Capacitação

O último painel do seminário tocou em temas fundamentais, como a educação e a capacitação. Mário Bággio, da WaterDB, parceira da UNIABES, iniciou a fala reforçando o fato de que a causa de muitos dos problemas do Brasil reside na má educação. Diante disso, observou as diferenças geracionais e a necessidade de algo mais disruptivo para educação e compartilhamento de informação. Nesse sentido, falou da experiência de capacitação técnica à distância da UNIABES, criada com o propósito de fomentar a educação sanitária e ambiental em todo o Brasil. Mais de 500 alunos já foram treinados.

A última palestrante foi Simone Previatelli, da Sabesp, que compartilhou a experiência da companhia em capacitação em serviços operacionais de água. Ela citou a importância de padronizar os processos técnicos de capacitação e certificação dos profissionais que executam o serviço. Por lá, foi montado um Centro de Treinamento, foi feita parceria com instituição de ensino e, entre 2014 e 2017, pelo menos 1 mil profissionais foram qualificados.

75 Comentários em 5º Seminário de Perdas: inovação e educação, a chave para o saneamento básico no Brasil

  1. Este aplicativo é projetado para ajudar qualquer pessoa a ganhar dinheiro dando avaliações sobre produtos usando apenas o celular. Muitas pessoas relataram ter realmente gerado uma boa renda extra apenas expressando suas opiniões, o que indica que o opini pix realmente funciona.

  2. Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  3. fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  4. me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  5. I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles or blog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this site. Reading this info So i’m happy to convey that I have an incredibly good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most certainly will make certain to do not forget this site and give it a look regularly.

  6. Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  7. fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  8. Sim, o Opini Pix demonstra eficácia. Esse aplicativo foi desenvolvido para permitir que qualquer pessoa ganhe dinheiro dando opiniões sobre produtos, usando apenas o celular. Relatos de diversos usuários indicam que é possível obter uma renda extra expressiva ao expressar opiniões, o que confirma a eficácia do Opini Pix.

  9. AVALIADOR PREMIADO (É GOLPE) Avaliador Premiado Funciona? APP Avaliador Premiado PAGA MESMO?Neste vídeo, abordo o Avaliador Premiado e se realmente vale a pena investir nele. Pessoal, utilizei-o por dois meses e continuo a usá-lo, pois me proporciona uma renda fantástica, como demonstro na tela. Este aplicativo é fácil, prático e funciona perfeitamente em qualquer celular ou em conexões lentas.

  10. fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  11. amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  12. fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  13. Se você está aqui neste vídeo, é porque quer saber tudo sobre o aplicativo Códigos Lucrativos, que está fazendo sucesso ao ajudar milhares de pessoas a ganharem uma renda extra. Códigos Lucrativos funciona? Será que o app realmente paga? É bom? Recomendo que você preste atenção neste vídeo do início ao fim para descobrir toda a verdade sobre esse app.

  14. Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  15. I’ve been absent for a while, but now I remember why I used to love this website. Thanks , I¦ll try and check back more often. How frequently you update your site?

  16. O Avaliador Premiado é uma plataforma funcional e confiável para aqueles que desejam ganhar uma renda extra avaliando produtos e serviços. É amplamente utilizado por pessoas que desejam aproveitar uma maneira simples de ganhar dinheiro online. Aqui estão algumas informações adicionais sobre o Avaliador Premiado.

  17. Quanto custa um plano de saúde com CNPJ? Como funciona o plano de saúde bradesco com CNPJ. Como fazer plano de saúde com CNPJ. Tabela de Valores plano de saúde CNPJ. Plano com Saúde CNPJ é mais barato.

  18. Quanto custa o plano de saúde com MEI? Qual o melhor plano de saúde com MEI ? Posso contratar o plano de saúde Bradesco com MEI ? Como cotar plano de saúde mei? Contratar plano de saúde mei. Escolher o melhor plano de saúde para MEI.

  19. Empregos no Japão – Emprego no Japão. Vagas de Emprego no Japão em 2024, Agência de Emprego no Japão na Liberdade : Fale com Michelle. AGORA NO PRECISA DE CERTIFICADO DE ELEGIBILIDADE.

  20. Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  21. Adorei o conteúdo do seu site . Gota Prost Preço, Gota Prost Valor, Gota Prost Quanto Custa, Funciona. GOTA PROST PREÇO – Tratamento para Próstata – Informações – Comprar Gota Prost, Preço Gota Prost, Quanto Custa Gota Prost

  22. Adoramos este site. Visite Caça Vazamento, Orçamento de Caça Vazamento e Cotação de Caça Vazamento em São Paulo. Serviço de Caça Vazamentos São Paulo, Zona Leste, Zona Sul, Centro, Zona Oeste, Zona Norte.

  23. amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  24. incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  25. fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  26. amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  27. Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  28. Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  29. me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  30. Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  31. Wonderful blog! I found it while surfing around on Yahoo News. Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Thank you

  32. RVVR is website dedicated to advancing physical and mental health through scientific research and proven interventions. Learn about our evidence-based health promotion programs. https://rvvr.us/

  33. fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  34. I’m really impressed together with your writing abilities as well as with the layout for your blog. Is this a paid subject matter or did you modify it yourself? Either way stay up the nice quality writing, it is rare to look a great blog like this one these days..

  35. Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  36. demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  37. Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  38. fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  39. demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  40. me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  41. me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  42. Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  43. incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  44. Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  45. incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  46. Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  47. I’m commenting to make you be aware of what a exceptional encounter my friend’s daughter found viewing your web page. She realized such a lot of things, which include what it is like to have a great coaching character to have many more easily gain knowledge of various specialized things. You truly surpassed my expected results. Thanks for distributing the practical, trusted, educational and in addition cool thoughts on this topic to Janet.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.