Últimas Notícias

ABES-MG: seminário em Belo Horizonte discute o cenário da logística reversa no Brasil

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Minas Gerais – ABES-MG, que é presidida por Rogerio Pena Siqueira, em parceria com a Escola Superior Dom Helder Câmara – Direito Ambiental, promoveu, nos dias 29 e 30 de novembro, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o “Seminário Logística Reversa”. O evento teve como objetivo central refletir sobre a atual situação da logística reversa dos resíduos sólidos gerados no Brasil.

No país, mais de 45% de todo o resíduo gerado vai parar em lixões. Mesmo em municípios onde os resíduos são direcionados para aterros sanitários é preciso considerar o passivo ambiental permanente provocado pelo empreendimento.  Em 2010, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi instituído um importante instrumento para ajudar a reduzir o volume de resíduos destinados aos aterros, a Logística Reversa.

O evento contou com o apoio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Agência Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e  doSindicato das Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização do Lixo de Minas Gerais (Sindilurb).

As oportunidades para a expansão da logística reversa, associadas aos instrumentos legais, e os principais desafios a serem superados para sua efetiva implementação no país foram os temas dos quatro painéis apresentados durante o seminário. Neste sentido, os palestrantes fizeram uma abordagem geral sobre seus temas específicos procurando destacar as oportunidades e as barreiras que dificultam a efetivação do Sistema de Logística Reversa (SLR).

7 Comentários em ABES-MG: seminário em Belo Horizonte discute o cenário da logística reversa no Brasil

  1. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.