Últimas Notícias

ABES-AM promove debate sobre o saneamento no Amazonas

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES Seção Amazonas (ABES-AM) promoveu, no dia 14 de dezembro, em Manaus, o 1º Encontro de “Diálogo ABES-AM com a Sociedade”, com o tema “Avançar no Saneamento Básico no Estado do Amazonas: desafios e perspectivas para o novo governo”. Realizado no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), o evento foi aberto a toda sociedade amazonense e teve como objetivo discutir os caminhos para melhorar o saneamento no Amazonas.  O encontro contou com a participação de mais 40 inscritos de diversos segmentos representativos do estado.

O engenheiro Rainier Pedraça de Azevedo, presidente da seção, ao abrir o evento, destacou que o “Encontro de Diálogo” traz um tema relevante ao Amazonas porque o estado apresenta indicadores desfavoráveis de saneamento básico e vê como oportunidade para contribuir com debates e propostas que auxiliem o novo governo a reverter esse panorama tão negativo. “O evento foi muito rico nas discussões. A plateia e os debatedores interagiam constantemente”, frisa Rainier. “Entretanto, deixou a desejar pela não participação de nenhum integrante da equipe de transição do futuro Governo do Estado, mesmo sendo convidados”, critica.

A debatedora e representante da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Suzy Tavares, discorreu sobre a importância da regulação do saneamento e trouxe o exemplo de Manaus, visto que nenhum serviço do interior do estado é regulado.

O Presidente do CREA/AM, engenheiro Afonso Lins, foi enfático ao afirmar que o investimento em saneamento deve ser uma prioridade de todo governo e que os profissionais do sistema CONFEA/CREA, devem estar preparados para contribuir com planos, projetos e programas nesse segmento tão importante para o país.

Ainda segundo Raineir, devido a relevância desse tipo de debate, a ABES-AM já colocou no seu planejamento de 2019, futuros encontros de diálogos, para aproximar cada vez mais a sociedade dos importantes temas relativos ao saneamento. “As contribuições advindas desse diálogo foram anotadas e serão sistematizadas para serem encaminhadas aos novos representantes eleitos do poder Executivo e Legislativo do Estado do Amazonas, como uma contribuição desse 1º Encontro de Diálogo, capitaneado pela ABES-AM, no sentido de superar os desafios, que são muitos, para avançar no saneamento básico no Amazonas”, finalizou o presidente da seção.

 

2 Comentários em ABES-AM promove debate sobre o saneamento no Amazonas

  1. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.