Últimas Notícias

Câmaras Temáticas da ABES em 2018: um ano de muitas atividades  

As Câmaras Temáticas da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES são um retrato da entidade, sintonizadas com o setor e com as demandas do Brasil. Atualmente a ABES conta com 14 CTs implantadas e atuando intensamente com estudos, discussões e eventos, além da fundamental participação na programação dos Congressos da ABES. Em 2018, as CTs realizaram diversas atividades.

Maria Lúcia Coelho Silva, diretora nacional da entidade e articuladora das Câmaras, traz uma novidade: está sendo implantada a CTTII – Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Inovação, “dando continuidade aos espaços dedicados às startups e parcerias com nomes da Tecnologia e Inovação no país”. Esta CT será coordenada por Ricardo Carvalheiro e o coordenador adjunto é Pierre Siqueira.

Veja a seguir as atividades realizadas pelas CTs

CT Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética 

Coordenador: Ricardo Röver Machado (ABES-RS) e César Rehnolt Meyer(ABES-SC).

Atividades

Em 2018, a Câmara realizou reuniões periódicas por videoconferência. Promoveu webinar sobre turbogeração de energia em canalizações. E criou a Câmara Temática Estadual de Minas Gerais

Promoveu palestras e coordenou mesas no XIV Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Sibesa, que aconteceu de 18 a 20 de junho, em Foz no Iguaçu/PR, e no Concasan (Congresso Catarinense de Saneamento), além de outros eventos nos estados do RS, SC e PR.

Participou da comissão organizadora de tema no Rio Water Week e organização das sessões 321 e 611. Promoveu Curso de capacitação presencial em “Balanço Hídrico” na ABES-RS e elaborou documento direcionado ao Ministério de Minas e Energia referente à extinção de subsídio a empresas que atuam no setor.

 Eventos

– Realização do V Seminário de Gestão e Controle de Perdas de Água, em Florianópolis/SC, em agosto de 2018.

Obs: esta CT possui CT Estaduais – no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e em Minas Gerais.

 

CT Tratamento de Esgoto

Coordenador Geral: Marcelo Miki (ABES SP) e Edgard Faust Filho (adjunto) (ABES PR)

Atividades

A CT participou de reuniões no CONAMA para avaliação da proposta de Revisão da Resolução Conama 375/06 – sobre aproveitamento de lodo de ETEs:

– No mês de abril esteve presente na Reunião no Comitê de Integração de Políticas Ambientais – CIPAM para avaliação da admissibilidade da proposta de revisão.

– Em maio, na reunião na Câmara Técnica Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos, na qual se definiu a não criação de grupo de trabalho e iniciou-se a análise da proposta.

– Em junho, julho e agosto, participou das reuniões da Câmara Técnica Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos para análise e justificativas da proposta.

A CT participou de um painel no XIV SIBESA, em Foz do Iguaçu, no Paraná, com o tema “ETE Sustentável: Realidade Para os Prestadores de Serviços de Saneamento?”. Marcou presença no “VII Diálogos do Saneamento: ETE sustentável – Aproveitamento de Lodo”, realizado em Porto Alegre, no mês de Julho. Mediou o Painel “Uso de lodo de esgotos no solo: segurança sanitária e produção agrícola”, no 29º Encontro Técnico da Associação dos Engenheiros da Sabesp – Fenasan 2018, em setembro.

Também esteve presente na 7ª edição do Encontro Nacional das Águas, que ocorreu em agosto, no Painel T5 – Resíduos: o uso do lodo de esgoto na agricultura, com a palestra “Revisão da Resolução Conama 375/2006”. Esteve presente no 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, promovido em setembro, pela Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, em Cuiabá, Mato Grosso, com o tema “Aproveitamento de lodo de ETE em solo”. E participou da Reunião da Câmara Técnica de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (CTRHMA) da AESBE, no mês de outubro, em Brasília – DF, abordando o tema “Uso agrícola de lodo de ETE – Resolução 375”.

 Eventos

A Câmara promoveu, nos dias 9 e 10 de maio, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em Belo Horizonte, o Seminário: “Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil”. O evento foi realizado em parceria com o INCT – ETEs Sustentáveis.

Já em setembro, realizou em Curitiba/PR, em parceria com a ABES-PR, o 1º Seminário Nacional sobre ETEs Sustentáveis.

 

CT Qualidade de Produtos Químicos

 Coordenadoras Maria Cristina Coimbra Marodin (ABES-DF) e Vasti Ribeiro Facincani (adjunta) (ABES-SP)

Atividades

A Câmara participou, em 2018, da Revisão da Norma de Portabilidade do Ministério da Saúde – Atualização das Normas Técnicas dos Produtos Químicos no âmbito da ABNT, por meio da

coordenação CE.10.105. 07

Participou também de reuniões com o Ministério da Saúde para os ajustes legais necessários nas exigências de

Controle de qualidade de produto químico utilizada em água para consumo humano, segundo os procedimentos criados, implementados e aprimorados no país pela CTQPQ.

Eventos

A CT promoveu, no mês de agosto, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o 4º Workshop da CTQPQ sobre Termo de Referência utilizado em Editais Licitatórios, para aquisição de produtos químicos utilizados em tratamentos de água potável, com vistas ao seu aperfeiçoamento.

CT Saneamento Rural

Mônica Bicalho: “a união traz resultados incríveis”

 

Coordenação: Mônica Bicalho Pinto Rodrigues (ABES-MG) e Helder dos Santos Cortez (adjunto)

Atividades

A Câmara marcou presença no Fórum Mundial da Água, que aconteceu no mês de março, em Brasília/DF;

Participou de todas as etapas da construção do Programa Nacional de Saneamento Rural- PNSR.

Em 19 de setembro, participou, em Brasília/DF, do Seminário do Programa de Saneamento Rural.

Fez parte da organização da sessão 122 – “Gestão Sustentável para Universalização dos Serviços de Água e Esgoto na Rio Water Week, evento internacional realizado pela ABES de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro.

Eventos

A Câmara realizou, no mês de maio, em Quixadá, no Ceará, o IX Seminário Nacional de Saneamento Rural, o IV Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural e o IX Seminário de Gestão de Sisars e Centrais.

No XIV SIBESA, realizado em junho, em Foz do Iguaçú/PR, coordenou o Painel 7: “Saneamento Rural: Gestão Participativa e Eficiente para a Sustentabilidade”

Em novembro, apoiou o 2º Encontro Nacional de Gestão Comunitária de Água, da ABES-ES

E moderou a Sessão 122 – “Gestão Sustentável para Universalização dos Serviços de Água e Esgoto” na Rio Water Week.

CT Resíduos Sólidos

Coordenação:  Bárbara Virginia Pereira Cavalcanti (ABES-PE) e Sara Suely Attílio Caparossi (ABES-MT)

Realizou, no mês de agosto, em Cuiabá, no Mato Grosso, o XIII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos.

 

C T Gestão Recursos Hídricos

Coordenação: Josivan Cardoso (ABES /RN) e Célia Regina Alves Rennó (adjunta) (ABES-MG)

 

Atividades

A Câmara representa a ABES no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Membro Titular do CNRH, Celia Rennó; Membro suplente das Câmaras Técnicas de Assuntos Legais e Institucionais, do Plano Nacional de Recursos Hídricos, e da Gestão dos Recursos Transfronteriços; Membro titular das Câmaras Técnicas de Integração de Procedimentos, Ações de Outorga e Ações Reguladoras, e Análise de Projetos.

Participou do Fórum Mundial da Água, realizado em março, na capital federal;

Integrou a comissão organizadora de tema na Rio Water Week, que aconteceu em novembro, no Rio de Janeiro.

Eventos

A CT marcou presença no XIV SIBESA, realizado em junho, em Foz do Iguaçú/PR, no Painel 5: “Recursos Hídricos. Política e Sistema de Gerenciamento. Uma Análise Crítica”.

Na Rio Water Week participou do Tema 2 – Governança e Planejamento, na Sessão 221- “As Experiências Brasileira e Internacional de Governança da Água para alcançar o a ODS 6.”

 

CT Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes

Coordenação: Samanta Ivonete Salvador Tavares de Souza (ABES/SP) e Juliana Almeida Dutra (adjunta) (ABES-SP)

Atividades:

No mês de novembro, a CT realizou, em parceria com o CNQA, a Premiação SQFSA – Selo de Qualidade do Fornecedor da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental

No Selo de Fornecedores houve:

Na Categoria AMEGSA: 7 empresas

Na Categoria Selo Autoavaliação: 4 empresas

 

Participou da comissão organizadora de tema no Rio Water Week

 

 

Eventos:

Participou no XIV SIBESA com todos os fornecedores que receberam o reconhecimento do Selo Autoavaliação em 2017, falando sobre a importância desta iniciativa para o mercado de saneamento ambiental.

Na Rio Water Week a CT esteve presente em 4 sessões:

No primeiro dia do eventoas coordenadoras da Câmara Temática de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes da ABES Samanta Oliveira e Juliana Dutra (adjunta) participaram como debatedora e palestrante (respectivamente) da Sessão “Água Segura nas Favelas”. Como palestrante, Angela Biancolin participante ativa da Câmara.

Samanta Souza mediou a sessão “Redes sociais, tecnologia e comunicação para a sustentabilidade” no terceiro dia. Ainda no terceiro dia, todos os fornecedores reconhecidos no Selo nas duas categorias participaram de uma mesa de discussão sobre o impacto do Selo no setor e o futuro do mercado a partir da preocupação com a qualidade da prestação de serviços.

No segundo dia, Juliana Dutra participou da sessão como palestrante “Saneamento inclusivo em toda a cidade”, que teve como palestrante Angela Biancolin.

A Câmara Temática esteve presente no evento de Práticas Comerciais promovido pela AESBE apresentando os resultados em contratos de performance, pela coordenadora adjunta Juliana Dutra; a coordenadora Samanta Souza coordendou e mediou o evento, alémde ser debatedora no painel, que teve como palestrante Angela Biancolin.

 

Indicadores de Desempenho para Saneamento Ambiental

 

 

Coordenador Geral Sandro Camargo (ABES-RS)

Atividades

Revisão e atualização pela CT do Guia de Referência para a Medição do Desempenho (GRMD desenvolvido e disponibilizado dentro do Guia do PNQS (Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento)

A Câmara realizou reuniões e seminário junto ao PNQS.

A última reunião do ano foi realizada durante a Rio Water Week, evento internacional que ABES promoveu de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro.

 Eventos

A Câmara participou do PNQS Ciclo 2018, cuja edição aconteceu paralelamente à Rio Water Week.

 

Dessalinização e Reúso

Coordenador geral: Renato Giani Ramos (ABES-SP)

Atividades

A CT participou do 8º Fórum Mundial da Água, realizado, no mês de março, em Brasília/DF, no o painel “Tecnologias de reúso: podemos lidar com inovações”?

E integrou a comissão organizadora de tema na Rio Water Week, que aconteceu de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro,

Eventos

Na Rio Water Week, integrou o Tema 9 – Moderação na Sessão 912 “Diversificação da Matriz da Água: Como Viabilizar a Dessalinização?

 

CT Comunicação no Saneamento

Coordenação: Dante Ragazzi Pauli  (ABES-SP) e Ana Paula Vieira Rogers (adjunta) (ABES-SP)

Atividades

Integrou a comissão organizadora de tema no Rio Water Week

Participou do Fórum Mundial da Água, que aconteceu, no mês de março, em Brasília/DF.

Promoveu a ampliação da participação da ABES na mídia e nas redes sociais

Lançou o a segunda edição do Ranking ABES da Universalização do Saneamento

Eventos

Na Rio Water Week, coordenou as sessões 811 e 821

Sessão 811 – Comunicação e sustentabilidade: negócios e o desafio de dialogar com a sociedade

Sessão 821 – Redes sociais, tecnologia e comunicação para a sustentabilidade: um mundo dinâmico.

 

CT Saúde Ambiental

 

Coordenação: Rainier Pedraca de Azevedo (ABES-AM) e Roseane Garcia Lopes de Souza ((adjunta) (ABES/SP)

Atividades:

A Câmara participou da Revisão da Norma de Portabilidade do Ministério da Saúde e promoção de discussão com as seções da ABES.

Realizou Webinar,

Realizou videoconferência com os presidentes de seção para definir processo de participação da na revisão da portaria de potabilidade

– Eventos:

Na Rio Water Week, integrou a Sessão 131 – Inovação em Água e Saúde (moderação)

CT Regulação e Tarifas

Coordenação: Marisa Guimarães (ABES/SP) e Vanessa Schmitt (adjunta) (ABES-DF)

Atividades

– Reestruturação da CT, convite para seções da ABES indicarem participantes

– Participação na coordenação da programação da Rio Water Week, realizada no Rio de Janeiro, de 26 a 28 de novembro.

Eventos

Na Rio Water Week, integrou a coordenação das Sessões Tema  7 – Regulação e moderação na Sessão 731 – Regulação e Interface  de Stakeholders.

 Leia também

Rio Water Week: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas da ABES

4 Comentários em Câmaras Temáticas da ABES em 2018: um ano de muitas atividades  

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.