Últimas Notícias

ABES participa de apresentação de demandas do Saneamento ao ministro das Cidades

Dante Ragazzi Pauli, presidente nacional da ABES; o ministro Bruno Araújo, o Deputado João Paulo Papa, Luiz Roberto Gravina Pladevall, diretor da ABES-SP e presidente da APECS; e Carlos Roberto Soares Mingione, presidente do Sinaenco-SP.

O presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, e o diretor da ABES-SP e presidente da APECS (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), Luiz Roberto Gravina Pladevall, reuniram-se, ao lado do deputado federal João Paulo Papa, na última quarta-feira (16), com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, na sede da pasta, em Brasília.

A pauta da reunião foi acerca do quadro atual do saneamento básico no País. O ministro solicitou sugestões da Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental da Câmara dos Deputados, da qual Papa é presidente, para que o setor possa avançar mesmo em momento de crise como o atual.

“Foi um encontro muito produtivo. Ele também pediu que as entidades que representam o setor colaborem com o Governo apresentando suas propostas”, afirma Papa, que encaminhará ao ministro das Cidades as informações obtidas durante as audiências públicas realizadas pela Subcomissão Especial para a Universalização do Saneamento e Uso Racional da Água (SubÁGUA) durante todo ano passado, além das 20 recomendações do colegiado para o Brasil avançar no Saneamento. Em paralelo serão traçadas, de forma conjunta, Câmara dos Deputados e Governo Federal, estratégias de médio prazos.

Para Pladevall, foi muito importante o ministro recém empossado ter recebido as entidades e pedir opiniões sobre a melhor forma de potencializar o saneamento no país. “O ministro externou  a intenção de atuar nas ações de curto prazo e pretende deixar um legado com ações de médio e longo prazo já programadas”.

As entidades, por sua vez, como explica Pladevall, propuseram-se a ajudar a criar uma agenda de ações para trabalhar em conjunto. Além da ABES e da APECS estiveram no encontro o Sinaenco e a AESBE.

Subágua é instalada na Cãmara dos Deputados 

A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (19) a Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental (Sanear), colegiado vinculado à Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) que se dedicará exclusivamente às políticas públicas voltadas à universalização do saneamento no País. O deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP) foi eleito presidente do grupo e o relator, Max Filho (PSDB-ES).

Pleito antigo de entidades e grupos ligados à luta pelo acesso universal à coleta de esgotos e tratamento de água no País, o colegiado terá espaço destacado no Parlamento. “Hoje demos mais um passo importante e, também, uma resposta à sociedade que, cada vez mais, demonstra a consciência de que devemos avançar e levar o saneamento a todo o Brasil”, ressalta Papa, uma das lideranças do tema no Congresso Nacional. “Essa é uma questão nacional, que interessa pessoas de todos os estados e tem impacto direto na saúde e no desenvolvimento social e econômico”, continuou o parlamentar.

A instalação da Comissão Permanente é mais um pleito que constava nas 20 recomendações da Subcomissão Especial para a Universalização do Saneamento e Uso Racional da Água (SubÁgua) que, durante 2015, realizou audiências públicas que mobilizaram entidades e grupos de todo o Brasil. “Essas recomendações serão balizadoras dos nossos trabalhos”, continua Papa, observando que está se concretizando, no Parlamento, uma bancada do saneamento. “Todo esse trabalho é fruto da SubÁgua e da parceria com as entidades do setor.

Plano de Trabalho

Durante a  reunião de instalação do colegiado também foi definido um Plano de Trabalho que será executado ao longo deste ano e prevê a realização de debates e audiências públicas para analisar o tema (veja a íntegra abaixo). João Paulo Papa adiantou que o colegiado se debruçará em alguns temas específicos, como o saneamento rural. “A Sanear se dedicará a esse tema, pois existem várias soluções viáveis para o desenvolvimento do Brasil”.

Outro foco será a questão do saneamento nas áreas irregulares das grandes cidades brasileiras. “A universalização pressupõe água e esgoto coletado e tratado para todos, independentemente de onde vivam”, ressaltou o deputado”.

O primeiro ato da nova Subcomissão da Câmara será um encontro com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, que deve ocorrer ainda este mês.

Integrantes da Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental (Sanear)

João Paulo Papa (PSDB-SP) – presidente

Max Filho (PSDB/ES) – relator

Duarte Nogueira (PSDB/SP).

Hildo Rocha (PMDB/MA)

Leopoldo Meyer (PSB/PR)

Julio Lopes (PP/RJ)

José Rocha (PR/BA)

Angelim (PT/AC)

3 Comentários em ABES participa de apresentação de demandas do Saneamento ao ministro das Cidades

  1. For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.