Últimas Notícias

JPS-SP: primeiro evento de 2019 tem apresentação de tese de doutorado e posse da nova coordenação

Por Clara Zaim

O programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) do ABES-SP realizou nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, seu primeiro evento de 2019. Na ocasião, o geógrafo Thomas Ficarelli ministrou a palestra “Informações Geográficas nos serviços de água e esgoto: aplicações e disparidades de uma tecnologia de uso global”, tema do seu Doutorado em Saúde Pública, realizado nos últimos quatro anos e um dos mais completos trabalhos sobre SIG em saneamento (saiba mais aqui). A tese estará disponível em breve para consulta.


O evento também deu início à nova coordenação do JPS-SP, que agora está sob responsabilidade da tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental, Maria Fernanda Bentubo. Ela será auxiliada por Thiago Silva Pereira, engenheiro ambiental e sanitarista, e Viviane de Jesus Santos, tecnóloga em hidráulica e saneamento ambiental.

Thomas Ficarelli fez um balanço sobre a sua gestão na Coordenação do JPS Seção SP: “Foram dois anos e meio da gestão do JPS-SP. Conseguimos muitas conquistas, especialmente ter descentralizado as atividades para outras cidades do estado. Buscamos consolidar os grupos do JPS. Na sede da ABES-SP, pudemos realizar atividades técnicas e minicursos para orientar os jovens. Foi uma gestão bem sucedida, com erros e acertos, mas sempre com compromisso e firmeza para contribuir no aprendizado dos jovens. Aprendi muito no JPS”, concluiu.

A nova coordenadora Maria Fernanda Bentubo falou sobre as expectativas para sua gestão: “Nosso primeiro evento foi excelente. O Thomas agora é Doutor em Saúde Pública, é um líder e inspiração para todos nós. Ele me ajudou muito a chegar na coordenação do JPS-SP. Além da apresentação, comandou dinâmicas para conectar o público com o seu trabalho. Quero tentar inovar mais do que os outros gestores inovaram. Se pegar uma linha do tempo de todos os coordenadores, cada um foi evoluindo, inovando, aumentando a quantidade de voluntários, de atividades e de pessoas inscritas. Quero atender às necessidades, aos desejos e aos anseios dos jovens profissionais”, finalizou.

Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.

O JPS proporciona aos seus integrantes, ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.

A participação é gratuita.

Para fazer parte do JPS-SP entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br

Para saber como participar do programa em outros estados, acesse no site nacional da ABES a página dos Jovens Profissionais do Saneamento.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: