Últimas Notícias

Prorrogadas até o dia 28 de abril as inscrições de trabalhos para o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

O programa Jovens Profissionais da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (JPS/ABES) é o embaixador da premiação, que neste ano é organizada pela Câmara de Comércio Sueco-Brasileira – Swedcham e reúne jovens inovadores entre 15 e 20 anos de todo o mundo, encorajando seu interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade.

As inscrições para o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) edição 2019, quem tem como embaixador o programa Jovens Profissionais da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (JPS/ABES), foram prorrogadas até o dia 28 de abril. Os interessados podem se inscrever AQUI.   Este ano, o JPS é o responsável pela divulgação, promoção e auxilio nas campanhas da etapa brasileira.

A seleção dos trabalhos ocorrerá de 30 de abril a 12 de maio e  anúncio dos finalistas, entre 14  e 15 de maio.

A premiação, que neste ano é organizada pela Câmara de Comércio Sueco-Brasileira – Swedcham, reúne jovens inovadores entre 15 e 20 anos de todo o mundo, encorajando seu interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade.

Em sua terceira edição no Brasil, a iniciativa conta com a participação de importantes players ligados ao meio ambiente, saneamento e educação.

Em 2017, na primeira edição brasileira, os jovens paulistas tiveram a oportunidade de apresentar a solução que desenvolveram na etapa de Estocolmo, em meio a estudantes de outros 32 países. Eles participaram das atividades da Semana Mundial da Água de Estocolmo, incluindo dois jantares com a família real sueca e visitas técnicas e culturais pela cidade.

A edição 2018 do prêmio ocorreu em Brasília, como parte da programação do 8º Fórum Mundial da Água, o maior evento sobre o tema no mundo. O estudante vencedor da etapa 2018 foi Guilherme Catharino, da Escola Senai Jorge Mahfuz em São Paulo. Motivado pela crise hídrica pela qual passou sua cidade, o autor do projeto SIMECHR- Sistema de Monitoramento e Comando Hídrico Residencial, desenvolveu uma aplicação para instalações prediais, empoderando os consumidores para combaterem desperdícios.

Sobre o Prêmio

Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio tem como patrona a princesa Vitória da Suécia e é promovido anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final. A etapa final acontece em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week).

A etapa nacional da edição 2019 ocorrerá na cidade de São Paulo/SP. A data e o local serão informados em breve.

A etapa internacional ocorrerá na semana de 24 a 29 de agosto de 2019, em Estocolmo, na Suécia.

Acesse o regulamento aqui.

O coordenador nacional do JPS, Álvaro Diogo Teixeira, ressalta que a parceria da ABES e do programa com o prêmio acontece desde a primeira edição, mas somente como apoiadores da divulgação. “Este anos, estreitamos os laços (com o apoio voluntário do coordenador do JPS-MG, Witan Silva, na parte de comunicação) e vamos encabeçar a divulgação do prêmio nas escolas como uma atividade socioambiental dos jovens que participam do JPS”, explica Álvaro. “É uma honra para nós fazer parte da história da terceira edição deste prêmio. Espero que venham muitas edições no pela frente por aqui. Quem sabe possamos ganhar a final, na Suécia”, frisa.

O engenheiro Witan Silva reforça que a relação do JPS com o prêmio tem como foco desenvolver e instigar a participação de adolescentes e jovens na busca por soluções sustentáveis para problemas locais. “A missão do JPS é promover a junção de ações, realizar intercâmbio de know how e, principalmente, despertar a ação local para problemas do cotidiano das cidades pautados no conceito de ‘ações locais, impactos globais'”, afirma.

7 Comentários em Prorrogadas até o dia 28 de abril as inscrições de trabalhos para o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

  1. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.