Últimas Notícias

Presidentes de seções estaduais da ABES e JPS-MG visitam obras em Mariana/MG

No dia 3 de abril, os presidentes da ABES Maranhão, Jorge Athayde, ABES Pernambuco, Sérgio Santos, da ABES Sergipe, José Nunes, e a Diretora da ABES Mato Grosso, Denise Duarte, a convite do presidente da ABES Minas Gerais, Rogério Siqueira, visitaram, juntamente com representantes da seção mineira, os locais onde estão sendo construídos os novos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Os integrantes do JPS-MG, Larissa Marques (coordenadora), André Horta, Ana Stela Takaesu, também participaram da visita.  Confira aqui mais imagens da visita.

A experiência denominada  “Vimver” faz parte do programa de mobilização da Fundação Renova para tentar vencer a desconfiança em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido na reparação, recuperação e reconstrução das áreas afetadas pelo impacto do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015.

(Da esq. para a dir.) José Nunes, presidente da ABES-SE,; Jorge Athayde, presidente da ABES-MA; Sergio Santos, presidente da ABES-PE; e Denise Duarte, diretora da ABES-MT.

O maior desastre socioambiental do país no setor de mineração lançou cerca de 45 milhões de metros cúbicos de rejeitos no meio ambiente. Os poluentes ultrapassaram a barragem de Santarém, percorrendo 55 km no rio Gualaxo do Norte até o rio do Carmo, e outros 22 km até o Rio Doce.

A onda de rejeitos, composta principalmente por óxido de ferro e sílica, soterrou o subdistrito de Bento Rodrigues e deixou um rastro de destruição até o litoral do Espírito Santo, percorrendo 663,2 km de cursos d’água.

No local onde serão erguidas as moradias da nova Bento Rodrigues, as obras de terraplanagem estão bastante avançadas. Também estão sendo implantadas a infraestrutura de energia, água, esgoto, drenagem e arruamento. Após a conclusão e entrega dessa etapa, prevista para março de 2020, terá início a edificação das áreas coletivas (centro comercial, escola, posto médico), a demarcação dos lotes e a construção das casas.

A expectativa de Guilherme Tavares, engenheiro associado da ABES-MG, que atua nos projetos de água e esgoto dos distritos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Barra Longa, é que a recuperação seja bem-sucedida. “Estamos confiantes de que esse trabalho de reparação trará muitas melhorias para toda a Bacia do Rio Doce. Serão 39 municípios atendidos por rede de esgoto e destinação correta dos resíduos sólidos. Acredito que em 2023, quando for realizado o 32º Congresso Nacional da ABES, em Minas Gerais, possamos apresentar esse estudo de caso virtuoso”, afirmou.

Também integraram o grupo, os membros da ABES-MG Eduardo Rigotto, Flávia Mourão, José Antônio da Cunha Melo, José Nelson Machado, Maria do Carmo Varella, Pegge Sayonara, Rômulo Resende e Ronaldo Vasconcellos.

 

Fonte: ABES-MG

7 Comentários em Presidentes de seções estaduais da ABES e JPS-MG visitam obras em Mariana/MG

  1. PBN sites
    We build a structure of PBN sites!

    Pros of our self-owned blog network:

    We execute everything so google doesn’t understand that this A self-owned blog network!!!

    1- We obtain web domains from different registrars

    2- The leading site is hosted on a VPS hosting (VPS is rapid hosting)

    3- Other sites are on separate hostings

    4- We allocate a individual Google ID to each site with verification in Search Console.

    5- We design websites on WP, we don’t utilize plugins with assistance from which Trojans penetrate and through which pages on your websites are established.

    6- We don’t reproduce templates and utilise only distinct text and pictures

    We refrain from work with website design; the client, if wanted, can then edit the websites to suit his wishes

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.