Últimas Notícias

22 de Abril: Dia da Terra, um dia para reflexão

Texto da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP

Dia 22 de abril é comemorado em todo o mundo o Dia internacional da Terra, um evento global que conta com a participação de mais de 1 bilhão de pessoas, segundo Kathleen Rogers, presidente da Rede Dia da Terra. Trata-se de um dia de ações políticas e cívicas para propor medidas de sustentabilidade.

Em 2020, o dia celebrará 50 anos. Seu início, em 22 de abril de 1979, foi marcado por milhões de pessoas protestando nas ruas sobre os impactos negativos de 150 anos de desenvolvimento industrial.

Em 2019 essa data tem como tema “Proteja nossas espécies”. Esse tema foi proposto pela Rede Dia da Terra, como uma forma de alertar o mundo para as grandes extinções de espécies que estão ocorrendo desde que se perdeu os dinossauros há mais de 60 milhões de anos, e ao contrário do que ocorreu com os dinossauros, a maioria das extinções que acontecem atualmente, é motivada por ação antrópica. O uso indiscriminado dos recursos, a poluição e o desmatamento estão entre as principais causas dessas extinções.

A boa notícia é que a taxa de extinções ainda pode ser reduzida. Muitas das espécies ameaçadas ainda podem ser protegidas.  Mas como fazer isso? É preciso construir um movimento global de consumidores, eleitores, educadores, cientistas, e líderes em geral, para exigir ações imediatas.

É preciso também educar todos sobre essa taxa acelerada de extinções, as consequências do desequilíbrio ambiental que as mesmas causam e, principalmente, a perda de qualidade de vida para todos aqui na Terra.

Fonte: ONU News

3 Comentários em 22 de Abril: Dia da Terra, um dia para reflexão

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.