Últimas Notícias

JPS-SP promove palestra sobre saneamento no sertão do Ceará

Por Clara Zaim

O programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP) realizou nesta segunda, 22 de abril, uma palestra com o tema “O saneamento no sertão cearense – Experiência no desenvolvimento de planos municipais de saneamento e planos de coleta seletiva’. A palestrante foi a técnica em Hidráulica e Saneamento Karen Monteiro. O evento aconteceu na sede da entidade, na capital paulista.

Em sua apresentação, Karen falou sobre a sua experiência profissional no Ceará, que incluiu o desenvolvimento de um Plano Municipal de Saneamento, Plano de Coleta Seletiva, infraestrutura de abastecimento de água, esgotamento sanitário, políticas públicas entre outros.

A atividade contemplou ainda uma dinâmica com o público presente, que ajudou a esclarecer dúvidas sobre o tema.

“Fico muito feliz de poder falar sobre a minha experiência no Ceará. Esse tipo de encontro é bom para transmitir informação e as pessoas entenderem a realidade”, disse a tecnóloga. “Desenvolvemos Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi aplicado em 14 municípios, e um Plano de Coletas Seletivas, aplicado em 81 municípios. Tenho formação em saneamento desde 2012 e não tinha noção do que encontrei lá falta muito para a universalização do saneamento no sertão brasileiro”, finalizou ela, que além de tecnóloga, cursa o último ano de Engenharia Civil na Universidade Anhembi Morumbi.

Participando pela primeira vez de um evento da ABES-SP, a coordenadora do JPS-PA, Juliana Oliveira, deixou a sua impressão sobre a apresentação. “A palestra foi enriquecedora e esclarecedora no tema apresentado. A dinâmica foi muito bacana. Espero poder participar de outros eventos durante a minha estadia aqui na cidade”, disse a jovem profissional, que é tecnóloga em Saneamento Ambiental.

A coordenadora do JPS-SO, Maria Fernanda Bentubo – também tecnóloga em Saneamento Ambiental, elogiou a palestrante e contou que todos estavam aguardando ansiosos para a apresentação do tema. “A Karen é una grande amiga e profissional. Tivemos conhecimento da sua experiência no Ceará, que foi muito enriquecedora para ela e estávamos ansiosos pela apresentação para o JPS. Ela transmitiu e agregou conhecimento para todos e foi muito melhor do que eu esperava”, afirmou Bentubo.


Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.

O JPS proporciona aos seus integrantes, ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.

A participação é gratuita.

Para fazer parte do JPS-SP entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br

Para saber como participar do programa em outros estados, acesse aqui.

4 Comentários em JPS-SP promove palestra sobre saneamento no sertão do Ceará

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.