
Curso integrou profissionais e estudantes da área de engenharia, arquitetura e meio ambiente e contou com visitas técnicas
A ABES Seção Espírito Santo (ABES-ES) promoveu, entre os dias 24 e 26 de abril, o curso “Utilização de fontes de fontes alternativas de água em edifícios e as novas normas da ABNT”. Realizado no auditório do Crea-ES, o curso teve como objetivo apresentar as duas futuras normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de conservação de águas em edifícios novos e existentes.
Abordou também a possibilidade de combinação de ações para a gestão da demanda e para a gestão de oferta, conforme viabilidade técnica e econômica caso a caso. E por fim, detalhou as recomendações para caracterização, dimensionamento, uso, operação e manutenção de sistemas de fontes alternativas de água não potável em edificações, além de contar com visitas técnicas para melhor assimilação dos participantes.

O curso foi ministrado pelo professor Ricardo Franci, reconhecido no estado pelo domínio sobre o tema. Engenheiro civil (UERJ – 1984), com atuação específica nos setores de saneamento ambiental e de desenvolvimento científico e tecnológico.
Érica Rebouças, atual coordenadora do JPS (Programa Jovens Profissionais do Saneamento) participou da atividade. Ela apresentou o JPS, expondo suas ações e atividades, e destacou as expectativas para o workshop do JPS e para a participação do programa no II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, que será promovido em outubro pela ABES-ES, além de convidar os participantes a integrar o programa. “A ABES está sempre precisando de mais força, para que essas discussões que a gente tem aqui de sustentabilidade e tangíveis em saneamento e meio ambiente, fiquem mais fortes em todas as instituições”, concluiu.
Ana Bárbara Pascini, presidente da Assemae (Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento) também esteve presente e reafirmou a necessidade do curso, por se tratar de um tema super pertinente. “A água é um recurso cada vez mais raro e caro, então reutilizá-lo beneficia o meio ambiente e a economia, tanto do usuário quanto das indústrias e governo. Além disso, temas como esse precisam ser mais difundidos e o professor é excelente”, declara.
Visitas Técnicas
A primeira visita foi ao prédio da Sede da Petrobrás em Vitória, os participantes foram instruídos por profissionais da própria empresa, que explicaram todo o processo de otimização da utilização da água e funcionamento da reutilização do recurso. Enquanto a segunda visita técnica foi realizada na Estação de Tratamento de Águas Cinzas (ETAC) do Sicoob, em Santa Lúcia, onde os envolvidos puderam acompanhar o processo de tratamento e armazenamento das águas a serem reutilizadas.


Fonte: ABES-ES
Dicas, comentários e sugestões