Últimas Notícias

ABES-CE promoverá curso sobre operação de sistema de abastecimento de água, com foco no planejamento, gestão e aplicação do ciclo PDCA

A ABES Seção Ceará (ABES-CE) realizará, nos dias 2 e 3 e 9 e 10 de agosto, o curso “Operação de Sistema de Abastecimento de Água, com foco no planejamento, gestão e aplicação do ciclo PDCA”. Ministrado pelo Professor Doutor José Capelo Neto, o curso tem como objetivos apresentar o conceito do PDCA e da melhoria contínua; preparar o aluno para elaborar um sistema de gestão exemplificando estudos de uma estação de tratamento de água e capacitar profissionais para monitorar e controlar sistemas de tratamento de águas através de técnicas e padrões específicos.

As aulas acontecerão das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30, as sextas-feiras e das 8h às 12h , aos sábados).

Valor da inscrição: profissional de qualquer categoria associado a ABES R$ 350,00 e não-associado R$ 450,00. Para mais informações e inscrições, acesse aqui. E-mail: abesceara@gmail.com, ou página da ABES-CE no Facebook

Contato 85 99904-4876 whatsap e 98786-5017 – Geovar

Sobre o instrutor

José Capelo Neto é professor associado do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, coordenador do Laboratório de Qualidade de Água (SELAQUA) e coordenador da Pós-Graduação em Engenharia Civil /Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Geotecnia da UFC. Engenheiro Químico, com Mestrado e Doutorado em Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental na Universidade Federal do Ceará. Trabalhou na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), inicialmente na Gerência de Projetos analisando e desenvolvendo projetos em várias áreas do saneamento básico.

Apresentação 

O Tratamento de Água é de suma importância para um desenvolvimento sustentável tanto econômico quanto socialmente. No cotidiano atual, tal tratamento é constantemente utilizado tendo como meta o bem-estar das pessoas, prevenindo várias doenças causadas por microorganismos presentes na água bruta. Entretanto, não só a técnica de tratamento é importante para o desenvolvimento sustentável da estação. Faz-se necessário uma gestão eficiente. Várias técnicas de gestão são aplicadas com sucesso aos processos industriais,dentre elas o PDCA a qual aborda o processo de uma forma holística e integral.

Programação

Ementa

  • Especificação e requisitos de Qualidade da água e Padrões de potabilidade;
  • Compreendendo o PDCA e a melhoria contínua aplicada à estação de tratamento de água;
  • Ciclos PDCA: Planejamento, Desenvolvimento; Verificação e Análise pela Administração;
  • Fundamentação teórica: Tecnologias de tratamento; Coagulação. Floculação, Sedimentação e flotação. DesInfecção.

Metodologia

O Curso será ministrado através de aulas teóricas e complementadas por visitas a estações de Tratamento de Água e aulas práticas. Serão utilizadas também técnicas de ensino a distância, sendo atribuído ao aluno tarefas específicas para serem desenvolvidas no trabalho no interstício das aulas presenciais.

Carga horária

O Curso terá uma duração de 24 horas, dividido em quatro módulos

Biografia básica

DE ALMEIDA, JR.ET AL GESTÃO AMBIENTAL; PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, OPERAÇÃO E VERIFICAÇÃO. ED THEX, 2000, 259P. DE MARTINI, JR L. C. ET AL GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. ED DESTAQUE, 2003, 212P LIBÂNIO, MARCELO. Fundamentos de Qualidade e Tratamento de Água. AZEVEDO NETO J.M., Técnicas de abastecimento de água, CETESB, São Paulo, 2a Ed., Vol 2,1987. VIANA, M.R., Hidráulica aplicada às estações de tratamento de água, 2a Ed. Inst. De Hidráulica Aplicada, Belo Horizonte, 1992.

 

4 Comentários em ABES-CE promoverá curso sobre operação de sistema de abastecimento de água, com foco no planejamento, gestão e aplicação do ciclo PDCA

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.