Últimas Notícias

Mês do Meio Ambiente: JPS-SP promove série de palestras para crianças e adolescentes sobre saneamento e saúde

Para celebrar o mês do Meio Ambiente (comemorado anualmente em junho), os voluntários do programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da ABES Seção São Paulo (JPS/ABES-SP), em parceria com os Agentes de Promoção Ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, realizou diversas palestras no Distrito do Campo Limpo face à temática de Recursos Hídricos, a fim de fomentar as ações do projeto PAVS Itinerante.

Diante deste cenário, no dia 03 de junho, as voluntárias Helena Luísa, Camila Rodrigues e Silvia Yamashita estiveram na EMEF Zulmira Cavalheiro Faustino na área de abrangência da UBS Parque Regina realizando palestras nos períodos matutino e vespertino para crianças com idades entre seis e 15 anos. Mediante aos fatos, ambas as palestras tiveram como propósitos conscientizar o público alvo sobre a importância do Saneamento Básico e a influência dele na saúde da população (vide fotografias 01,02 e 03).

Foto 01 – Voluntária Helena explicando o ciclo do saneamento (JPS, 2019).
Foto 02 – Voluntária Silvia explicando a fórmula química da Água (JPS,2019).
Foto 03 – Voluntária Camila ministrando a palestra (JPS,2019).

Salientando que, neste dia as ações tiveram a participação do coordenador adjunto do JPS-SP, Thiago Silva. E conduziu para as crianças uma dinâmica que teve como foco sensibilizar o público no tocante à disponibilidade de água em nosso planeta (vide fotografia 04).

Foto 04 – Coordenador adjunto realizando a dinâmica com as crianças (JPS, 2019).

Para as voluntárias Silvia e Camila, a atividade foi de suma importância, uma vez que estas puderam contribuir com a conscientização das crianças sobre a proteção e preservação da água, bem como entender e sentir na pele o que um profissional do saneamento e docentes enfrentam no seu cotidiano e o quanto a educação é importante.

Já no dia 11 de junho, foi a vez do PAVS Itinerante estar no território da UBS Parque Arariba. A atividade contou com a participação do voluntário Mateus Amaral, que abordou o tema sobre o uso (in)sustentável do recurso água e suas implicâncias na saúde humana  (vide fotografia 05).

Foto 05 – Voluntário Mateus Amaral comentando a respeito da distribuição de água no Brasil (JPS, 2019).

Além disso, a fim de facilitar o entendimento dos alunos, Mateus elaborou e conduziu uma dinâmica, que tinha como foco trazer o tema para a realidade dos alunos. Em prol disso, o voluntário sugeriu que os alunos discutissem em sala de aula onde o recurso água está presente na escola, bem como de que forma a comunidade pode contribuir para o uso mais sustentável e equitativo da água (vide fotografia 06).

Foto 06 – Alunos discutindo em aula as questões apontadas durante a dinâmica (JPS, 2019).

Finalizando as ações no mês de junho, nos dias 25 e 26, foi a vez dos voluntários Leonardo Federmann, Mateus Amaral e Caio Cavalcante realizarem palestras voltadas às temáticas supracitadas nas áreas de abrangências da UBS Jardim Helga e UBS Jardim das Palmas, especificamente na ONG Estrela Nova e CCA Obra do Berço.

Em virtude disso, nas palestras foram abordadas sobre as etapas do tratamento de água e de efluentes, disponibilidade hídrica, formas de minimizar a escassez deste recurso natural, e outros temas (vide fotos 07,08,09 e 10).

Foto 07 – Voluntários explicando sobre o tema água para as crianças na ONG Estrela Nova (JPS, 2019).
Foto 08 – Divulgação das palestras no Centro de Crianças e Adolescentes – CCA Obra do Berço (JPS, 2019).
Foto 09 – Voluntários durante a apresentação (JPS, 2019).
Foto 10 – Voluntários com as crianças após a finalização das apresentações (JPS, 2019).

O JPS-SP informa que as atividades contaram com o apoio e acolhimento dos (as) Agentes de Promoção Ambiental Fabiana Oliveira, Bruno Batista e Jaqueline, e ressalta que o responsável por articular as atividades foi o coordenador adjunto do programa em SP, Thiago Silva.

3 Comentários em Mês do Meio Ambiente: JPS-SP promove série de palestras para crianças e adolescentes sobre saneamento e saúde

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.