Últimas Notícias

Curso online para jornalistas: Benedito Braga, presidente da Sabesp, aborda a segurança hídrica global em aula de encerramento 

Foram 5 aulas, que totalizaram 1.247 inscritos. Os especialistas que integraram a iniciativa, além de Benedito Braga, foram Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento, Reynaldo Young Ribeiro, conselheiro da ABES-SP; Juliana Matos, presidente da Agência Tocantinense de Regulação; e Flávio Ferreira Presser, engenheiro civil e ex-presidente da Corsan. Assista às apresentações na íntegra.

O presidente da Sabesp e presidente honorário do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, ministrou nesta quarta, 10 de julho, a última aula do Curso de Capacitação para Jornalistas sobre Saneamento Ambiental. Em sua abordagem, o especialista falou sobre segurança hídrica global. O curso foi promovido pela Câmara Temática de Comunicação no Saneamento da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e pela Câmara Técnica de Imprensa e Comunicação da Aesbe – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento.

Braga abriu sua apresentação falando da importância da água e afirmou “investimento em infraestrutura é fundamental”. O presidente da Sabesp destacou que é importante compartilhar, quando se fala em meio ambiente, dois princípios da “Declaração da Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente”,  realizada em Estocolmo, em 1972, quando surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável. São eles:

  • Princípio 8 – O desenvolvimento econômico e social é essencial para garantir um meio ambiente favorável para o trabalho e a vida para o homem e para criar soluções na terra que são necessárias à melhoria da qualidade de vida”
  • Princípio 9 – “Deficiências ambientais geradas por condições de subdesenvolvimento e desastres naturais são problemas graves e podem ser melhor remediadas por crescimento acelerado através da transferência de assistência financeira e tecnológica como suplemento aos esforços domésticos dos países em desenvolvimento”.

“A segurança hídrica é fundamental para o desenvolvimento e a prosperidade. Temos a água conectando a sociedade, a economia e a ecologia”, ressaltou.

Assista aqui a integra da apresentação sobre segurança hídrica global, com Benedito Braga. 

A iniciativa teve como objetivo contribuir para a cobertura da imprensa no tratamento dos temas sobre saneamento e para a qualificação dos profissionais que tenham interesse no conhecimento mais aprofundado sobre os temas do setor.

Foram 5 aulas, que totalizaram 1.247 inscritos. Os especialistas que integraram a iniciativa, além de Benedito Braga, foram Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento, Reynaldo Young Ribeiro, conselheiro da ABES-SP; Juliana Matos, presidente da Agência Tocantinense de Regulação; Flávio Ferreira Presser, engenheiro civil e ex-presidente da Corsan. Assista às apresentações na íntegra.

Assista à aula inaugural: “Aspectos gerais e controle operacional das águas urbanas”, com Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento.

Assista à aula 2: “O meio ambiente urbano e o saneamento”, com Reynaldo Young Ribeiro, conselheiro da ABES-SP.

Assista à aula 3: “Público, privado e a universalização”, com Juliana Matos, presidente da Agência Tocantinense de Regulação. 

Assista à aula 4: “Soluções alternativas para o esgotamento sanitário”, com Flávio Ferreira Presser, engenheiro civil e ex-presidente da Corsan

 

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: