Últimas Notícias

ABES-RS: veja como foi o lançamento em Farroupilha da Semana da Água 2019

Na última quinta-feira, 8 de agosto, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan e da Prefeitura de Farroupilha, lançou a XXVI Semana Interamericana e XIX Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul. A edição 2019 será comemorada de 4 a 11 de outubro, com a participação de órgãos estaduais, municipais, não-governamentais e entidades privadas, de imprensa, além de apoiadores da campanha, que traz como tema “Água Segura = Vida Saudável – Para onde vai seu esgoto?”.

O lançamento, que contou com a participação da presidente da ABES-RS, Jussara Kalil Pires, e do vice-presidente eleito, Ricardo Röver Machado (também coordenador do Programa Especial de Gestão e Perdas e Sustentabilidade da Corsan), ocorreu dentro do I Fórum Estadual de Gestão Ambiental, que faz parte do Projeto Farroupilha 2040, tendo em pauta o tema: Saneamento Básico: Um Compromisso que Precisa ser Regional. O evento foi realizado no Auditório do Sindilojas de Farroupilha/RS. Na ocasião, foram discutidas questões para incentivar a sustentabilidade e o fortalecimento do saneamento básico de qualidade na Serra Gaúcha, com a participação de representantes de diversos eixos sociais, com o intuito de fomentar as políticas públicas de preservação do meio ambiente.

O atual secretário do Meio Ambiente de Farroupilha, Tiago Ilha, abriu os trabalhos falando dos desafios da pasta, em especial, o lançamento da Campanha da Semana Interamericana e Estadual da Água do RS, que ocorrerá no mês de outubro, onde Farroupilha sediará o evento Encerramento Oficial da Semana da Água, com grandes atrações que serão realizadas ao ar livre, com a participação de alunos das escolas de Farroupilha, no dia 11 de outubro de 2019.

O Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Paulo Renato Paim, representando o Governo do Estado do RS, falou do importante momento que a Semana da Água esta vivendo, sendo considerada uma das maiores mobilizações e talvez a única com estas características no Brasil, envolvendo praticamente todos os municípios e escolas do RS. Falou do orgulho de ter sido o criador da Semana da Água, no ano de 1993, juntamente com a jornalista Cecy Oliveira, quando ocupava a presidência da ABES-RS.

O Prefeito Claiton Gonçalves saudou a iniciativa da cidade de Farroupilha estar sediando o lançamento da Campanha da Semana da Água deste ano, cujo tema veio de encontro às discussões do Fórum e anunciou que a Prefeitura, além de já estar preparando a realização de evento de encerramento da Semana da Água que será em outubro, dará andamento para a criação do decreto que implantará a Semana Municipal da Água de Farroupilha, inserindo oficialmente o município nessa grande mobilização estadual em defesa da água.

A presidente da ABES-RS, Jussara Kalil, falou da importância da Semana da Água do RS, que de forma ininterrupta, por mais de 25 anos, tem mobilizado a sociedade gaúcha na defesa da água e do meio ambiente, incentivando a realização simultânea de uma grande diversidade de eventos programados para acontecerem durante toda aquela semana nos municípios do RS, com a principal participação das crianças, e divulgados no site da Semana da ABES-RS.

Além de autoridades e dos representantes da ABES-RS, que participaram do Fórum, estiveram presentes no evento, o Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Paulo Renato Paim, representando o Secretário Artur Lemos Junior e o Governo do Estado do RS, o Eng. Valdir Flores, diretor de Desenvolvimento do Departamento Municipal de Água e Esgotos, representando a Diretoria do DMAE e a Prefeitura de Porto Alegre, Pedro Henrique Guardiola Ferreira, da diretoria do Conselho Fiscal do SENGE, representando o Sindicato dos Engenheiros do RS; Júlio Eloi Hofer, diretor de Expansão da Corsan; Eduardo Carvalho, Diretor de Operações da Corsan, Tânia Wilhelms, Chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, representando o Centro Estadual de Vigilância em Saúde; Maria de Lourdes da Cunha Wolff, jornalista do DMAE e Coordenadora da Semana Interamericana e Estadual da Água do RS; Margot Vieceli, representando o Vigiagua do Centro Estadual de Vigilância em Saúde; e Assis Tadeu Babosa Velho, assessor de gabinete do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura.

 

5 Comentários em ABES-RS: veja como foi o lançamento em Farroupilha da Semana da Água 2019

  1. You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.