Últimas Notícias

JPS-SP promove encontro sobre inteligência emocional

O programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção São Paulo (ABES-SP) promoveu, nesta quarta-feira, 21 de agosto, na sede da seção, na capital paulista, uma palestra sobre “Inteligência emocional e sua importância no desenvolvimento pessoal e profissional”. A apresentação, que contou com atividades práticas acerca do tema, foi feita por Fabiana Mello, coach, consultora e facilitadora de workshops de gestão.

Fabiana deu início à palestra de uma forma diferenciada. Apresentou um mapa que abordava as suas emoções e vida pessoal. Fez uma introdução sobre o tema e realizou uma dinâmica com o público participante para que pudessem se conhecer melhor.

A consultora falou sobre como lidar com esse tema tão importante, segundo ela, que baseia os seus estudos utilizando o método de Daniel Goleman –  um dos maiores especialistas de inteligência emocional. É uma abordagem que segue 5 princípios, de acordo com Fabiana.

1) Reconhecimento das emoções. “Ficamos presos as emoções básicas, mas temos uma infinidade de sentimentos que influenciam o nosso dia a dia seja no âmbito profissional ou pessoal;

2)  administrar as emoções. Como lidar com o sentimento e o impulso diante de pessoas e situações;

3) Auto-motivação: “é um tema que trabalho nos workshops. A motivação não deve ser somente vinda pelo líder ou empresa. Como devo lidar com aquilo que é meu e como devo trabalhar o auto-conhecimento para descobrir qual é a minha motivação para trabalhar e produzir?”

4) Reconhecer a emoção dos outros e praticar empatia, se colocar no lugar do outro antes de tomar decisão;

5) “Quanto mais me conheço e lido com as minhas emoções irei ter mais condições de conseguir me colocar no lugar do outro. Como administramos as nossas relações interpessoais”.

A palestrante ressaltou que a inteligência emocional é muito importante para as relações pessoais/profissionais e para conviver com o outro. Ela comentou sobre o encontro com os integrantes do JPS. “O convite foi muito bacana. Espero que os jovens que participaram da palestra possam aplicar em seu dia a dia para que tenham resultados melhores em suas vidas”, finalizou Fabiana, que é membro do ICF (International Coaching Federation), colunista da revista Cloud Coaching, licenciada por Happy Melly para facilitação de workshop de Management 3.0 e co-autora do livro “Coaching: Mude seu Mindset para o Sucesso”.

“O evento foi um sucesso! A Fabiana é uma pessoa incrível e superou nossas expectativas”, destacou a coordenadora do JPS-SP, Maria Fernanda Garrubo Bentubo. “Para formar lideranças nós jovens consideramos parte importante deste processo o eterno autoconhecimento. Independentemente de qualquer que seja a profissão do futuro, com certeza, ele terá que ter cada vez mais a famigerada ‘inteligência emocional’, completou.

O coordenador nacional do JPS, Álvaro Diogo Teixeira, que prestigiou o evento, comentou sobre o significado da apresentação. “O tema inteligência emocional é muito importante para a formação profissional e saber lidar com sentimentos no dia a dia. O que contribui para formar um bom profissional/líder”, enfatizou. “Os jovens que participaram do evento, com certeza, levarão para as suas carreiras o ensinamento que tiveram hoje. O público estava em bom número e jovens profissionais de outras áreas vieram por conta do tema. O evento foi um sucesso, parabéns para o JPS-SP”, concluiu Álvaro.

Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.

O JPS proporciona aos seus integrantes, ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.

A participação é gratuita.

Para fazer parte do JPS-SP entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br

Para saber como participar do programa em outros estados, acesse Jovens Profissionais do Saneamento.

3 Comentários em JPS-SP promove encontro sobre inteligência emocional

  1. This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.

  2. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.