Últimas Notícias

ABES-AM visita municípios em busca de apoio para o II Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental

O Presidente da ABES-AM, Rainier Pedraça de Azevedo (ao centro), em reunião no Instituto Mamirauá, no município de Tefé/AM, com a Diretora de Manejo e Desenvolvimento Sustentável, Dávila Corrêa (1ª à direita).

No dia 19 de agosto, o presidente da ABES Seção Amazonas (ABES-AM), Rainier Pedraça de Azevedo, realizou uma série de visitas aos municípios de Alvarães, Tefé e Uarini localizados na região do Médio Solimões, no Estado do Amazonas, com o intuito de buscar apoio, principalmente em Tefé, para o II Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento está previsto para acontecer em 2020.

A primeira reunião foi no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes, vinculada à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde.

O coordenador do DSEI, engenheiro Agnus, reuniu a equipe do Serviço de Saneamento e Edificações (SESANI) para ouvir a explanação do representante da ABES-AM. Ele se mostrou motivado, segundo Rainier, para participar do evento, inclusive com a submissão de trabalhos técnicos pelos servidores. Muitas atividades de saneamento são desenvolvidas neste Distrito, porém são pouco divulgadas e esta é uma boa oportunidade para compartilhar as ações exitosas realizadas pelo DSEI.

Reunião no DSEI Médio Solimões

Na sequência, Rainier visitou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com 20 anos de atuação no Amazonas. O instituto desenvolve atividades de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões.

Esta reunião contou com a participação da Diretora de Manejo e Desenvolvimento Sustentável, Dávila Corrêa, e da pesquisadora Maria Cecília Gomes (foto em destaque). De acordo com Rainier, Dávila expressou que o Instituto tem interesse de participar do congresso, pois já atua diretamente com estudos e programas de saneamento, além de outros projetos na área socioambiental nas reservas de desenvolvimento sustentável de Amanã e Mamirauá.

Para finalizar, o presidente da seção amazonense da ABES visitou o Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), vinculado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ele foi recebido pelo diretor Luiz Augusto Reis Caxeixa (professor Guto), que se mostrou bastante entusiasmado e receptivo com o evento, conforme Rainier. “Ele vai reunir o colegiado da instituição para buscar apoio no sentido de viabilizar a participação de professores e alunos no congresso”, conta o engenheiro.

Reunião na UEA, com o professor Guto (1º à esquerda).

“O lançamento oficial do II Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental está previsto para ocorrer em outubro deste ano. Mas as articulações na busca de apoio para sua realização estão apenas iniciando”, pontuou Rainier, que aproveitou a oportunidade para agradecer a ótima receptividade que teve em Tefé-AM.

 

5 Comentários em ABES-AM visita municípios em busca de apoio para o II Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.