Últimas Notícias

JPS-SP: integrantes ministram palestras na UBS Jardim Mitsutani sobre conservação de recursos hídricos

Voluntário Mateus ministrando palestra (Jovens Profissionais do Saneamento, 2019)

No dia 26 de agosto, integrantes do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-SP, convidados pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS, realizaram palestras na Unidade Básica de Saúde – UBS Jardim Mitsutani, administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein – SBIBAE.

No período da manhã o voluntário Mateus Henrique Amaral ministrou a palestra “O desafio de conservar os recursos hídricos em um contexto de vulnerabilidade socioambiental”. Durante a sua apresentação Mateus realizou duas perguntas norteadoras: de que forma a vulnerabilidade socioambiental estabelece interface com a conservação dos recursos hídricos e de que forma o trabalho da equipe de saúde da família tem o potencial de contribuir para a conservação dos recursos hídricos e atenuar a vulnerabilidade socioambiental.

Além disso, Mateus, que é mestrando em Saúde Pública, exibiu alguns indicadores da quantidade de pessoas em domicilio sem energia elétrica e a porcentagem da população com acesso a água tratada, bem como o mesmo exibiu os usos consuntivos da água no Brasil e mencionou sobre a relação de água, energia e alimentos no contexto da metrópole paulista.

No período da tarde, a ação contou com a participação do coordenador adjunto do JPS-SP, Thiago Silva Pereira, que fez uma breve apresentação sobre o programa.

Coordenador Adjunto Thiago, apresentando o JPS (Jovens Profissionais do Saneamento, 2019)

Ao final, o voluntário Caio Cavalcante ministrou uma palestra abordando motivos para proteger e preservar os recursos hídricos. Durante sua apresentação, o voluntário, que atua como Engenheiro Químico, mencionou sobre a definição da água, as características físico e química para consumo humano, como ocorre o ciclo da água, distribuição da água no planeta, etapas de tratamento nas ETAs e ETEs (detalhando bem as etapas de coagulação, decantação e os processos químicos), principais utilizações por segmentos e práticas rotineiras que podemos realizar para evitar o desperdício da água, etc.

Caio Cavalcante durante a sua apresentação (Jovens Profissionais do Saneamento,2019)A Carina Fontes Correa que é Agente de Promoção Ambiental na UBS, falou sobre a importância da realização. “Estamos em uma área carente de recursos hídricos de qualidade, uma vez que quando chega o período sazonal de proliferação e transmissão da dengue e quando há fortes chuvas, os córregos próximos a UBS, transbordam, podendo deste modo, interferir diretamente na saúde pública da comunidade”, afirmou.

Agente de Promoção Ambiental da unidade explicando sobre o objetivo da atividade (Jovens Profissionais do Saneamento, 2019)

1 Comentário em JPS-SP: integrantes ministram palestras na UBS Jardim Mitsutani sobre conservação de recursos hídricos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.