Últimas Notícias

JPS-MG ganha Núcleo em Juiz de Fora. Palestra gratuita na UFJF, nesta sexta (27), marcará inicio das atividades

O programa Jovens Profissionais do Saneamento JPS da ABES Seção Minas Gerais (ABES-MG) acaba de ganhar mais um reforço: um  Núcleo em Juiz de Fora. Coordenado por Mariana Matias Mattos, graduanda de Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF, a ideia de ter um JPS na cidade, segundo ela, nasceu durante o 30° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, que ocorreu em junho deste ano, em Natal. Na ocasião, Mariana foi apresentada ao programa JPS por meio do coordenador do programa em Minas, Witan Silva. “Sendo Juiz de Fora, uma cidade de grande porte, com grandes problemas no setor de saneamento, vimos a necessidade e potencial para trabalharmos a universalização do saneamento”, explica Mariana.

E o programa terá sua atividade, que marcará oficialmente o início dos trabalhos, nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, às 14h. Com o apoio do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF, será realizada a palestra gratuita: “Politicas Públicas de Saneamento no Brasil”, que será ministrada por Fernanda Deister, mestranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos na Universidade Federal de Minas Gerais  – UFMG. O evento ocorrerá no Prédio Itamar Franco da UFJF/Sala 5102. Haverá emissão de cerificado.

Mariana detalha que Juiz de Fora possui 550.710 habitantes segundo o IBGE, senso de 2014, cerca de 94,8% dessas pessoas possuem água tratada e 93,7% coleta de esgoto, sendo apenas 10% do esgoto tratado. Quanto à coleta de resíduos é realizada em toda a cidade, porém com algumas deficiências de gestão. Contando com um sistema de drenagem antigo. “Dessa forma, o JPS será de grande importância para a universalização do saneamento para a cidade de Juiz de Fora, através de parcerias com empresas públicas e privadas relacionadas com o meio ambiente e ações de conscientização sobre o saneamento em escolas e universidades”, destaca Mariana.

JPS-MG Núcleo Juiz de Fora integra Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

Antes do evento de estreia do Núcleo Juiz de Fora do JPS-MG, em 21 de setembro, Dia da Árvore, integrantes uniram-se ao Grupo Escoteiro Aimoré, ao Ecoleta e a outros voluntários para o Mutirão de Limpeza, promovida pela Semana Mares Limpos 2019 da ONU Meio Ambiente. A ação fez parte do Clean Up Day ( Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias).

“Nos juntamos e promovemos a limpeza da Via São Pedro, em Juiz de Fora, em uma manhã de muito aprendizado e troca de experiências”, contaram os participantes. “Foi um prazer imenso para o JPS ter a presença de voluntários tão dedicados ao meio ambiente. Agradecemos imensamente a participação de cada um”.    

 

.

4 Comentários em JPS-MG ganha Núcleo em Juiz de Fora. Palestra gratuita na UFJF, nesta sexta (27), marcará inicio das atividades

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.