Últimas Notícias

ABES-SP: Câmara de Educação Ambiental promoverá nesta sexta-feira visita ao Córrego Iporanga. Participe!

A Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP (CTEA), coordenada por Agostinho Geraldes, promoverá, nesta sexta-feira, 27 de setembro, a partir das 9h, uma visita ao Córrego Iporanga Esmeralda, no extremo sul da cidade de São Paulo (na comunidade Jd. Iporanga, à Rua Nicolas Alfaro). A iniciativa é uma ação colaborativa entre a ABES-SP, por meio da Câmara, e a Sabesp – RSA.

A ação tem como objetivo estabelecer um vínculo da sociedade com o meio ambiente, no momento em que é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias (comemorado na terceira semana de setembro). “Desta forma, fortalecemos a parceria com a comunidade e damos visibilidade ao Córrego, além de promover o voluntariado e disseminar conhecimento”, frisa a responsável pelo evento e coordenadora adjunta da Câmara, Ana Paula Silveira.

A programação inclui uma palestra sobre os resíduos sólidos, visita e limpeza no córrego com a comunidade, parada para cachorro quente e encerramento na nascente. Para participar, inscreva-se pelo e-mail ctea@abes-sp.org.br . As vagas são limitadas. O ponto de encontro será na Av. Interlagos, 6395. De lá haverá transporte até o local, a partir das 9h. Pedimos que os participantes cheguem 10 minutos antes.

O córrego

O núcleo Iporanga Esmeralda surgiu como um caso da Secretaria de Habitação- SEHAB em busca de alternativas para o local. Como a área é muito densa e a possibilidade de remoção era remota, a Secretaria optou por um plano de ação autossustentável: urbanizar a área sem remover os moradores.  O Córrego Iporanga cruza a comunidade de ponta a ponta e é um afluente do Rio das Pedras, um dos principais contribuintes da Guarapiranga. O local passou por um processo de transformação radical que mudou o cenário do bairro e a qualidade de vida dos moradores. Porém, a cultura do local   em relação ao córrego após vinte anos não mudou tanto e o córrego ainda é invisível do ponto de vista de sua importância.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Desde 1986, a “The Ocean Conservancy”, uma ONG norte-americana, vem promovendo em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Praias (“International Coastal Cleanup Day”). Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro final de semana de setembro de cada ano, voluntários em todas as partes do mundo vão às praias e rios coletar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar por navios ou por rios.

3 Comentários em ABES-SP: Câmara de Educação Ambiental promoverá nesta sexta-feira visita ao Córrego Iporanga. Participe!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.