Últimas Notícias

Presidente nacional da ABES participa nesta sexta (18) do II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da ABES-ES

Roberval Tavares de Souza

O Presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, participará nesta sexta, 18 de outubro, do II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, evento promovido pela ABES Seção Espírito Santo (ABES-ES), no auditório do CCJE da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, em Vitória/ES. Roberval integrará uma mesa de debate sobre o tema “Perspectiva e o Atual Cenário no Saneamento”, ao lado de Carlos Aurélio Linhalis, diretor-presidente da CESAN, e Rogério de Paula Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da AEGEA. A mediação ficará por conta da vice-presidente da ABES-ES, Nadja Lima Gorza.

Com o tema central “Inovação tecnológica e de gestão para enfrentar os desafios do milênio”, o evento teve início nesta quinta (17), e vai até sábado (19).

O assessor para assuntos institucionais da entidade, Josivan Cardoso, participou da abertura do seminário e da mesa que debateu a “Transposição do Rio São Francisco – Sonho e Realidade”. Mediada por  Helder dos Santos Cortez, diretor da CAGECE, a discussão contou também com palestras de Antônio Luitgards de Moura, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica/MDR; e Marcus Vinícius Mello de Oliveira, coordenador Substituto de Fiscalização de Serviços Públicos e de Segurança de Barragens da ANA.

Confira aqui a programação completa 

Sobre o evento

O encontro promove o incentivo e a valorização de profissionais da área do saneamento que tanto contribuem para a saúde pública, para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, além de evidenciar a importância do estudo e gestão dos recursos hídricos a níveis nacional e estadual.

Nos últimos anos, que marcam o início do milênio apresentam um histórico preocupante em relação à gestão do uso dos recursos hídricos e à promoção de saneamento ambiental para a população. De acordo com a décima edição relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2018, divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA), a demanda pelo uso da água no Brasil é crescente, com um aumento estimado de 80% no total retirado nos últimos vinte anos. O relatório reitera ainda que, apesar de o Brasil ser um dos países com maior disponibilidade de água doce do mundo, os recursos hídricos estão distribuídos de forma desigual no território, espacial e temporalmente.

Enquanto na esfera do saneamento ambiental, dados do último censo (2010) do IBGE, cerca de 98% da população possui água potável, porém 79% não dispõe de acesso à rede sanitária. Outro dado de 2012, também do IBGE, afirma que 29,7% dos domicílios no Brasil não possuem acesso simultâneo à água, esgoto, coleta de lixo e eletricidade.

Diante desse cenário, percebe-se a necessidade de planos para melhoramento e expansão do saneamento ambiental, além de ações de gestão e regulação realizadas para minimizar os impactos das crises hídricas no país.

Com o objetivo de salientar propostas inovadoras para a resolução dos desafios nas áreas destacadas, o II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental proporcionará uma integração entre os jovens profissionais, representantes de grandes empresas ligadas ao setor de saneamento e especialistas já consagrados profissionalmente. Essa interação ocorrerá através de debates, troca de experiências, apresentações de projetos e a exposição de novas tecnologias, materiais e serviços prestados ao setor.

Além disso, o seminário colocará em voga uma discussão necessária acerca da relevância de uma gestão mais centralizada dos recursos hídricos, objetivando solucionar problemas e elucidando propostas para o desenvolvimento do setor, e, simultaneamente, valorizando profissionais que se capacitam e lutam para auxiliar na manutenção e formulação de políticas públicas nesse segmento.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui

1 Comentário em Presidente nacional da ABES participa nesta sexta (18) do II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da ABES-ES

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.