Últimas Notícias

Câmaras de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES promovem série de webinares gratuitos sobre o tema. Inscreva-se

As Câmaras (Temática e Técnica) de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – nacional e da Seção Rio Grande do Sul  promoverão, a partir do dia 5 de dezembro, uma série de webinares gratuitos sobre o tema. O primeiro deles acontecerá em 5 de dezembro, às 10h, e abordará a “Gestão de Perdas: Conceitos Básicos”. A palestra online será ministrada pelos especialistas Ricardo Röver Machado (coordenador das CTs) e Everson Gardel de Melo. Inscreva-se aqui.

O objetivo da iniciativa é transmitir conhecimentos, de modo fácil e didático, ampliando a visão da sociedade neste tema estratégico e estimulando o aprofundamento através dos próximos webinars da série e também dos cursos da UNIABES. Os webinares são voltados a estudantes, jornalistas, engenheiros, arquitetos, técnicos, profissionais que atuam na área de projeto e consultorias, e integrantes da comunidade em geral interessados em sustentabilidade e meio ambiente.

Gestão de Perdas: Conceitos Básicos

Iniciando a série “Webinars ABES: Gestão de Perdas e Eficiência Energética”, a ABES proporciona aos seus associados e demais interessados nesta temática os fundamentos teóricos e práticos da gestão de perdas de água em sistemas de abastecimento. Serão estudadas as diferenças de perdas físicas e perdas comerciais, os agentes causadores das perdas (pressões, transientes, materiais, entre outros) e formas de enfrentá-las, e também noções básicas de Balanço Hídrico.

Sobre os palestrantes

Éverson Gardel de Melo é Engenheiro Mecânico e mestrando em Engenharia Civil. Atua no Serviço Municipal de Água e Esgotos (SEMAE) de São Leopoldo/RS desde 2005, tendo sido Diretor de Manutenção e onde hoje exerce a função de Assessor Técnico de Engenharia e Coordenador do Programa Corporativo de Eficiência Hidroenergética – SEMAE Sustentável. Atuou também como Assessor da Presidência da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, sendo um dos criadores do Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade. É membro da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Sustentabilidade da ABES-RS e integra a CT de Gestão de Perdas e Sustentabilidade da ABES-Nacional. É instrutor do “Curso Básico de Controle e Redução de Perdas” modalidade EAD, realizado pela UNIABES.

Ricardo Röver Machado é Engenheiro Civil, com especialização em Gestão Empresarial e em Negociação. Trabalha na CORSAN há 34 anos, onde foi Coordenador Operacional de diversos Sistemas de Abastecimento na Fronteira Oeste e na Região Metropolitana, Superintendente Regional nas Regiões Sinos e Nordeste, e Diretor de Operações. Hoje vinculado ao Gabinete da Presidência, coordena o Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade e projeto estratégico relacionado ao tema. Vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Seção RS coordena a Câmara Técnica de Gestão de Perdas do RS. Coordena também a Câmara Temática Nacional de Gestão de Perdas da ABES. É instrutor do “Curso Básico de Controle e Redução de Perdas”, modalidade EAD disponibilizado pela UNIABES. Integra o “Water Losses Specialist Group” da International Water Association (IWA).

3 Comentários em Câmaras de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES promovem série de webinares gratuitos sobre o tema. Inscreva-se

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.