O Governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima, recebeu, nesta segunda, 2 de dezembro, no Palácio do Governo, o Presidente da ABES Seção Amazonas (ABES-AM), engenheiro Rainier Pedraça de Azevedo e confirmou apoio ao II Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental (II CBNESA), que será realizado, em Manaus, de 19 a 21 de agosto de 2020.
A reunião contou com a participação do Diretor Presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando da Silva do Valle; do Secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima e do Secretário Executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil ,Tenente Coronel Bombeiro Militar Francisco Ferreira Máximo Filho.
O Presidente da ABES-AM apresentou ao staff do Governo do Amazonas presente na reunião e envolvidos com ações de saneamento no Estado o II CBNESA e ponderou que o evento busca chamar atenção da sociedade para refletir sobre a atual situação sanitária da Região Norte e apontar os caminhos para melhorar essa dura realidade mostrada por todos os principais indicadores de saneamento do país. Na oportunidade, também destacou a atuação da ABES como uma entidade que contribui para o desenvolvimento do saneamento ambiental no país.
Ao comentar a importância do evento, o Governador Wilson Lima abordou o esforço que seu governo vem fazendo para mudar o quadro sanitário do estado e destacou os investimentos realizados pela Cosama nos sistemas, “que recebeu completamente sucateados”, pontuou a atuação da Seinfra na execução de obras de saneamento, o avanço dos programas socioambientais como o Prosamim e Prosai Maués financiados pelo BID e atuação da Defesa Civil na implantação de soluções alternativas de abastecimento de água (Salta-z desenvolvido pela Funasa) em comunidades rurais.
O Governador ponderou que esse evento está em sintonia com a visão do estado no tocante ao saneamento ambiental e designou o Diretor Presidente da Cosama, Armando do Valle, como interlocutor de seu governo junto à ABES-AM para as tratativas de apoio a realização do congresso.
Ao final, Rainier agradeceu a deferência, a receptividade e o apoio do Governador e da cúpula de saneamento de seu governo em recebê-lo e reforçou que “junto com os demais colaboradores e associados da ABES promoverá o melhor Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Amazônia e para a Amazônia”.
Dicas, comentários e sugestões