
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Paraná (ABES-PR) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP-PR) deram início, em 11 de dezembro, a uma série de Workshops sobre Rios Voadores. Não ocasião, palestrantes do Sistema Meteorológico do Paraná(Simepar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará e Universidade Federal do Paraná (UFPR), discutiram com os participantes aspectos técnico-científicos do tema.
A questão em debate é voltada ao regime hídrico do Estado do Paraná, impactos e possíveis consequências nos diversos setoriais paranaenses decorrentes do desmatamento da Amazônia (evapotranspiração da floresta) e da atual cobertura florestal do estado.
O primeiro workshop discutiu “O desmatamento da Amazônia afeta o regime hídrico do Paraná? – Evapotranspiração da floresta; e “A Mata Atlântica paranaense e sua contribuição para fazer frente às alterações climáticas e em especial no regime hídrico do estado”.
O Fenômeno dos Rios Voadores
Trata-se de cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são lançados pelos ventos. Neste contexto, a Floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água.
Fonte: ABES-PR
Dicas, comentários e sugestões