Últimas Notícias

CT de Indicadores no 28º CBESA: reunião aberta debate os resultados para avaliação da gestão de organizações do setor de saneamento

Durante o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado no Riocentro, Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 8 de outubro, a Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental (CTIDSA) organizou uma Reunião Aberta ao público interessado no tema. O encontro abordou três assuntos principais, segundo o coordenador da Câmara Sandro Adriani Camargo.

Ciro Loureiro Rocha, da Agência de Regulação Intermunicipal de Santa Catarina (ARIS) e coordenador da Câmara Temática de Regulação e Tarifas da ABES, apresentou a experiência da Agência e da Câmara Técnica da Associação Brasileira das Agências Reguladoras (ABAR) na implantação e utilização de um conjunto de indicadores para monitorar o desempenho dos prestadores de serviço de água e esgotos em municípios de Santa Catarina, regulados pela ARIS.

Na sequência, Sandro discorreu sobre as experiências da Câmara para o alinhamento do Guia Referencial para a Medição do Desempenho (GRMD) às iniciativas nacionais e internacionais sobre o tema. Na ocasião, ele explicou que este trabalho ocorre por meio da atuação em rede entre os integrantes da Câmara e de parceiros externos e mostrou como os usuários podem encontrar um conjunto de 90 indicadores de resultados para poder avaliar a gestão de uma organização que atua no setor de saneamento ambiental. “A segmentação destes 90 indicadores no GRMD se dá nas seguintes perspectivas: econômico-financeira, sociedade, clientes, pessoas que atuam na organização e processos”, completa.

O GRMD pode ser acessado por qualquer pessoa que tiver interesse no assunto no site www.pnqs.com.br dentro do Guia PNQS. Na edição atual, 2015/2016, inicia na página 184 da publicação.

Coube a Luiz Gustavo da Silva, secretário executivo da CTIDSA, a explanação sobre os resultados da pesquisa de satisfação com os usuários do GRMD e a seleção de indicadores estratégicos para o saneamento. Além disso, relata Sandro, dois importantes trabalhos realizados pela CTIDSA junto às organizações usuárias do Guia para qualificar o GRMD e para propor indicadores que possam resumidamente representar o desempenho das organizações que atuam no setor de saneamento ambiental também foram apresentados.

Após os questionamentos e debates que se sucederam às apresentações, a reunião ordinária da Câmara definiu as próximas atividades a serem realizadas. “Entre elas, a atualização do Guia ainda este ano, com base no trabalho presencial de dois dias dos integrantes da Câmara, realizado na CORSAN, em Porto Alegre e que está em fase de conclusão”, explica Sandro Camargo.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: