Últimas Notícias

ABES-SP apresenta livro sobre tratamento de esgotos domésticos em comunidades isoladas à ABES-PA

Ideia é que a seção paraense realize evento e curso sobre o tema.

A pedido da diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e de Saúde Pública da entidade, Roseane M. Lopes Garcia de Souza, a engenheira Sonia Nogueira, membro do Conselho Consultivo da seção, reuniu-se, em 3 de fevereiro, com a Presidente da ABES-PA, Vanessa Mello, durante visita técnica à sede da seção, em Belém.

A pauta do encontro girou em torno da articulação para realização de evento sobre tratamento de esgotos domésticos em comunidades isoladas. Este é o título do livro (entregue à Vanessa), que traz um referencial para escolha de soluções para estas áreas. A obra tem coordenação e elaboração da ABES-SP, por meio da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas, juntamente com a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, por meio do Grupo de Pesquisa de Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil – FEC.

“No Pará, tem muita gente nas regiões Ribeirinhas, quilombolas e comunidades bem afastadas. Roseane Garcia acha interessante levar as soluções que colocamos no livro”, destaca Sonia Nogueira, uma das colaboradoras da publicação, que está disponível para download aqui. 

“A Presidente da ABES-PA se interessou pela ideia e agradeceu por receber o referencial”, frisa Sônia. Ela conta que o livro foi mostrado para que Vanessa possa fazer uma articulação com a comunidade, envolver a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e a própria COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará), e colocar na pauta da programação algum evento sobre o tema. “A ideia é que a ABES-PA seja realize um simpósio na Semana do Meio Ambiente (em junho), com participação de representantes da ABES-SP”, adianta a engenheira.

Sonia Nogueira aproveitou a ocasião para apresentar um projeto desenvolvido por ela sobre “Uso racional da água nas instituições”, que foi bem recebido, segundo ela, pela Presidente da ABES-PA.

Vanessa Mello enfatiza que “ficou muito feliz com a visita, pois esta parceria fortalece as relações institucionais e possibilita avanços para a região amazônica, tão carente neste setor. A Diretoria da Seção já está avaliando a inserção desta ação em seu planejamento anual”.

Reunião na COSANPA

Ainda em Belém, no dia 6 de fevereiro, Sonia Nogueira, acompanhada de Vanessa Mello, reuniu-se também com o presidente da COSANPA, José Antônio De Angelis. Sonia lembra que De Angelis é ex-funcionário da SABESP e foi associado da ABES-SP. Ao mudar-se para o Pará, associou-se à seção paraense da associação. “De Angelis e a ABES-PA farão algumas ações em conjunto. Ele sugeriu que para a ABES-PA preparar cursos e projetos sobre questões sociais e ambientais – esgoto, água e programa de perdas voltados aos funcionários da companhia.

 

5 Comentários em ABES-SP apresenta livro sobre tratamento de esgotos domésticos em comunidades isoladas à ABES-PA

  1. For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.