Últimas Notícias

Entrevista/Brazil Water Week: Rita Cavaleiro explica detalhes do tema “Gestão Eficiente”

Com 20 anos de experiência no setor de água e saneamento, Rita Cavaleiro será responsável pelo tema Gestão Eficiente na Brazil Water Week

Responsável pelo tema, especialista portuguesa revela os principais tópicos que serão abordados e o que espera na segunda edição da BWW.

Por Murillo Campos

Já começaram os preparativos para a Brazil Water Week – Semana da Água no Brasil. O evento internacional, que será realizado online pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES de 26 a 30 de outubro, reunirá diversos especialistas para discutir o tema água em sua ampla concepção, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologias existentes no País. 

Na BWW serão debatidos diversos assuntos relacionados ao saneamento e recursos hídricos, entre eles, o tema “Gestão Eficiente”, que conta com o apoio da especialista portuguesa, Rita Cavaleiro. Ela é coordenadora no Brasil do ProEESA (Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água), cooperação entre a Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) do Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha (instituições parcerias do evento).

Em entrevista ao Portal ABES Notícias, Rita avalia a importância da Brazil Water Week no cenário atual, destaca os pontos principais que serão apresentados no encontro e dá um recado ao público: “Quem comparecer à BWW pode ter a certeza de que o evento terá um elevado conteúdo técnico, bons debatedores, cases nacionais notáveis e perspectivas internacionais”, enfatiza.

Confira a entrevista completa:

ABES Notícias – Pela segunda vez, você participará da Brazil Water Week, mais importante evento internacional realizado no País. Como a continuidade deste espaço pode contribuir para avanços no setor de saneamento e recursos hídricos?

Rita Cavaleiro – Os encontros da ABES colocam a discussão em um alto nível. O setor precisa de espaço para intercambio técnico, boas discussões, inspirações e mostrar as coisas boas que estão acontecendo. Se não existissem os encontros como os da ABES, seguramente a realidade do setor seria outra, menos dinâmica e com maior inércia.

As melhorias no setor são conquistas lentas e geram poucas notícias na mídia, que, naturalmente, dá mais espaço aos problemas e desafios da área. Os encontros da ABES são momentos de mostrar as melhorias e dialogar com mais profundidade. A cooperação alemã por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) promove e dá todo o apoio este tipo de iniciativa da ABES.

ABES Notícias – Nesta edição, você é apoiadora do tema “Gestão Eficiente”. Poderia nos contar um pouco sobre quais pontos serão abordados? Como estão os preparativos?

Rita Cavaleiro – Ao falar de gestão eficiente pode-se pensar em perdas de água ou na eficiência energética, mas não vamos tratar esses temas. Estes serão tratados no II Seminário Internacional de Perdas de Água e Eficiência Energética, que ocorre simultaneamente, integrado à BWW. 

No tema 3 – da Gestão Eficiente – trataremos da Gestão da Informação, falando sobre as capacidades de gerar informação confiável para melhorar a tomada de decisão. O ACERTAR e o Aquarating são mecanismos utilizados na América Latina com enfoque na gestão da informação.

Temos outra sessão sobre a transformação digital no setor. Será apresentada a situação sobre a presença e o nível de utilização de ferramentas digitais nos prestadores, o que certamente vai gerar um excelente debate.

Teremos uma sessão de Gestão de ativos, em que discutiremos com vários palestrantes internacionais formas de buscar eficiência no longo prazo; e, por fim, uma sessão sobre como sair de ciclos viciosos de baixa eficiência nas companhias. Aí, serão abordados diversos “clássicos” de baixa eficiência.

Na verdade, o participante da BWW vai ter dificuldade em escolher a qual sessão ir, porque vão existir debates muito bons ocorrendo paralelamente.

ABES Notícias – Como você vê essa questão no atual cenário brasileiro e como o País pode contribuir na discussão?

Rita Cavaleiro – Considero que as discussões realizadas no tema Gestão Eficiente são assuntos que têm uma validade perene e que são relevantes no atual cenário brasileiro, mas também apontam para o futuro. Poderíamos discutir os mesmos temas daqui a dois anos outra vez e eles continuariam atuais. Isso acontece com muitos temas e não só com a gestão eficiente.

ABES Notícias – O que o público pode esperar do debate? Quais são suas expectativas?

Rita Cavaleiro – Quem comparecer à BWW pode ter a certeza de que o evento terá um elevado conteúdo técnico, bons debatedores, cases nacionais notáveis e perspectivas internacionais. Estão sendo convidados palestrantes extraordinários da praça, mas também caras novas de palestrantes emergentes. Uma mistura de gerações.

ABES Notícias – Em 2018, você participou da primeira edição do evento, chamado Rio Water Week, debatendo gerenciamento eficiente. O que mudou acerca do nível de discussão do tema de lá para os dias atuais? Houve avanços?

Rita Cavaleiro – Na Rio Water Week 2018, o tema Gestão Eficiente incluía perdas de água e eficiência energética e, na altura, foram dedicadas 4 sessões. Na Brazil Water Week, esses mesmos dois temas ganharam profundidade e vão ser debatidos em 18 sessões. Isso vai atrair o público mais especializado, e vai valer a pena conferir.

Na área da Gestão da Informação, posso dizer que debatemos o ACERTAR na Rio Water Week 2018. Nessa altura, o ACERTAR era um projeto concluído, um estudo realizado. Atualmente, o ACERTAR deixou de ser projeto e passou a ser uma metodologia consagrada. Está sendo aplicada no Brasil de modo crescente. Mesmo assim, daqui a dois anos, ainda vamos falar do ACERTAR já em um estágio de ampla implementação. Em 2022, vamos discutir a certificação de auditores especializados e como melhorar o ACERTAR, revendo critérios que na nossa visão de aqui a dois anos vão parecer desatualizados.

A gestão de ativos volta a ter uma sessão na Brazil Water Week. Os avanços desde a Rio Water Week não são significativos. Abordar a manutenção de longo prazo das infraestruturas continua sendo um tema emergente mundialmente e uma novidade no Brasil. É um tema importante e extremamente interessante.

ABES Notícias – A BWW traz a oportunidade da troca de experiências entre diversos profissionais e representantes do setor. Você acredita que essa interação possa contribuir de fato para criação de novos projetos na área?

Rita Cavaleiro – Eu não tenho dúvidas da criação de novos projetos. As colaborações e os projetos surgem. Nos congressos conhecemos novas ideias, outros profissionais que trabalham no mesmo tema e com quem identificamos sinergias. Muitas vezes resultam colaborações menores não monetizadas ou iniciativas ou parcerias que mobilizam investimentos elevados.

3 Comentários em Entrevista/Brazil Water Week: Rita Cavaleiro explica detalhes do tema “Gestão Eficiente”

  1. For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.