Últimas Notícias

Série “Saneamento em ação”: Sabesp intensifica medidas na luta contra o coronavírus

O setor de Saneamento está na linha de frente na luta contra o coronavírus. A partir de hoje o Portal ABES Notícias publica uma série de reportagens mostrando o que as empresas de saneamento estão fazendo no enfrentamento à pandemia da Covid-19. A primeira delas é com a Sabesp. Confira.

Por Murillo Campos

Considerado um dos serviços essenciais, o saneamento não para neste período de pandemia no País. O setor mantém suas atividades e intensifica os cuidados de proteção contra o coronavírus. Prova disto, foram as medidas adotadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para prevenir a propagação da Covid-19, além de assegurar o abastecimento de água potável.

A Companhia já distribuiu mais de 2 mil caixas d’água para famílias de baixa renda do município de São Paulo. A iniciativa contribui para as pessoas seguirem os cuidados recomendados para prevenção do vírus, como lavar as mãos com frequência.

“Fui pessoalmente verificar e voltei muito impactado positivamente com os benefícios que as pessoas receberam. Não teve intermediários, fomos na porta levar a caixa d’água”, contou Aurélio Fiorindo Filho, superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp.

Moradores incluídos na tarifa social terão também a isenção do pagamento de água e esgoto por três meses. Ao todo, serão aproximadamente 2 milhões de pessoas beneficiadas.

Além disso, a companhia passou a higienizar espaços públicos e ruas dos entornos de hospitais e unidades de saúde, em parceria com as prefeituras. Neste processo, é usada água de reúso – que não serve para consumo – com dose adicional de cloro, eficaz no combate ao coronavírus. A ação abrange cidades da capital e interior do Estado.

“Estamos fazendo a melhor logística para aumentar a quantidade de equipamentos desinfectados até acabar essa pandemia”, salientou Aurélio, que acrescenta: “Temos um batalhão de agentes em campos, seja da Prefeitura, Sabesp ou contratadas para fazer esse trabalho, que ajudará muito no combate ao vírus.”

Outro ponto importante, o abastecimento de água está dentro do normal, com índices satisfatórios nos mananciais, segundo o superintendente da Sabesp. Ele explica que houve uma mudança no perfil de consumo da população: cresceu em áreas residenciais e diminuiu em ambientes comerciais.

Com isso, a companhia está concentrando água de acordo com a necessidade de cada setor. “Estamos colocando água onde o consumo aumentou, direcionando mais a quem precisa para que não exista a falta”, disse.

De acordo com Aurélio, a crise hídrica que atingiu o Estado em 2014 proporcionou um aprendizado à empresa, tendo todo seu plano de contingência já preparado para encarar o momento atual.

“O que estamos fazendo hoje, contingenciamento de tarefas e serviços, estamos conseguindo fazer de forma muito serena”, avalia ele, que complementa: “Os dois serviços básicos da empresa fornecimento de água e coleta de esgoto estão funcionando de forma plena e os clientes não sentirão qualquer alteração nesse sentido”, concluiu.

Cuidados internos

A companhia também adotou cuidados internos para evitar a proliferação do vírus entre os funcionários. Foi instaurado o home office para boa parte dos colaboradores internos, incluindo aprendizes e estagiários. Já aos profissionais de campo, que estão na linha de frente de combate do vírus, foram reforçados os cuidados de prevenção e higiene:

“Separamos o ambiente de trabalho em um espaço maior, colocamos álcool gel, fizemos a desinfecção de todos os veículos e áreas das empresas, bem como pessoas acima de 60 anos e do grupo de risco não estão trabalhando”, explicou Aurélio. Foi ainda adiantado o calendário de vacinação na empresa, especialmente para pessoas do grupo de risco.

Atendimento ao cliente

Para ajudar a combater o avanço do coronavírus, a Sabesp disponibilizou canais digitais e ampliou as opções de serviços pela Central de Atendimento telefônico. Com isso, o cliente que ligar para a central terá acesso a todos os serviços da companhia, como segunda via de contas, consulta de débitos, religação de fornecimento de água, entre outros.

 

4 Comentários em Série “Saneamento em ação”: Sabesp intensifica medidas na luta contra o coronavírus

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.