Últimas Notícias

ABES Conecta: Seção Paraná discutirá nesta quarta (13) sobre tecnologias de tratamento de resíduos com geração de receita

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR) realizará nesta quarta-feira, dia 13 de maio, às 15h, um webinar gratuito sob o tema “Tecnologias de tratamento de resíduos com geração de receitas: bioeletricidade, biocombustível e biofósforoAs inscrições podem ser realizadas aqui.

O debate, que será moderado por Miguel Mansur Aisse, membro da ABES-PR, AC, terá como palestrantes Vinicio Bruni, engenheiro, mestre em Engenharia Ambiental, e Sérgio Vidoto, administrador e empresário da construção civil.

O evento online é uma realização da ABES Seção Paraná e faz parte do programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online.

Desta forma, a ABES intensifica suas ações digitais para promover a disseminação de conteúdo qualificado, que você pode acessar e participar de onde estiver, pelo seu computador ou do celular.

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

Contextualização

Após 21 anos de discussão no Congresso e mais 10 depois de assinada a Política Nacional de Resíduos Sòlidos – PNRS, não se encontram, no setor de destinação e tratamento de resíduos sólidos, soluções que proporcionem o mínimo de viabilidade (geração de receitas e minimização de custos de operação). Assim, esta palestra tem a intenção de refletir sobre as diversas dimensões de análise de investimento nessa área, apresentar algumas inovações e trazer um modelo viável para a aplicação imediata; isto é, falar sobre temas relevantes no tratamento de resíduos, com geração de receitas a partir de seu reaproveitamento, para qualquer tamanho de município.

Sobre os participantes

Miguel Mansur Aisse

Engenheiro Civil pela UFPR, Mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos e Doutor pela Escola Politécnica, ambas da USP. Professor permanente do Programa de Pos Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental – PPGERHA da UFPR.

Vinicio Bruni 

Engenheiro Civil – UFPR (1981); Engenheiro Cartógrafo UFPR (1983); Especialista em Adm. Financeira – FAE/CDE (1983); Mestre em Engenharia Ambiental – UFPR (2005); Especialista em Gestão Pública – IFSC (2011); Coordenador Geral e Supervisor Técnico no curso de Especialização em Projetos e Obras Públicas de Edificação e Coordenador Geral do curso de Engenharia e Gestão Ambiental, ambos do Programa de Residência Técnica do Estado do Paraná, realizado com a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – 2017/2018 e 2011/2013; Prof. na Faculdade CAMÕES – 2006/2007;

Sérgio Vidoto

Empresário do ramo construção civil e Engº ambiental (1984/2002) – Ex-Secretário de Planejamento e Urbanismo e Membro do Conselho de Meio Ambiente do município de ITAPEMA-SC; Assessor Técnico, Coordenador de Resíduos Sólidos e Coordenador de Planejamento e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do PR (2011 a 2014); Presidente da empresa GASLOG – Distribuidora de Gás – 2014/2015 – Coordenador de Resíduos Sólidos da SEMA-PR (de 2015 a 2018), com destaque na condução do Programa de Logística Reversa do Paraná e na coordenação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (2018); – Componente do Grupo Técnico da Universidade Livre de Meio Ambiente – UNILIVRE, Curitiba – PR (2019)

Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar.

O prazo para envio do certificado por e-mail ao participante é de 7 dias úteis. 

 

3 Comentários em ABES Conecta: Seção Paraná discutirá nesta quarta (13) sobre tecnologias de tratamento de resíduos com geração de receita

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.