Últimas Notícias

ABES Conecta: como Sabesp, Sanepar e Copasa estão ajudando no combate ao coronavírus

Presidentes das companhias participam de evento online e expõem as ações das empresas para enfrentar a pandemia, ajudar a população mais vulnerável e garantir o abastecimento.

Por Murillo Campos

Um webinar realizado na última quinta-feira, 07 de maio, reuniu os presidentes de três das dez maiores companhias de saneamento do país: Benedito Braga, presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); Carlos Eduardo Tavares de Castro, presidente da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais); Claudio Stabile, presidente da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).

O objetivo foi esclarecer as ações das empresas no enfrentamento à Covid-19, apoio à população e gestão neste período de pandemia. O encontro teve a mediação de Roberval Tavares de Souza, Presidente nacional da ABES. Assista ao webinar completo. 

Especialmente no atendimento aos mais vulneráveis, a Sabesp isentou o pagamento da tarifa social, beneficiando dois milhões de pessoas, distribuiu mais de 3,5 mil caixas d’água em comunidades e instalou lavatórios nas ruas de São Paulo. Além disso, o programa de voluntariado da empresa arrecadou doações para instituições e famílias carentes.

“Os funcionários trabalhando no sentido de ajudar os mais desfavorecidos, já conseguiram 31 toneladas de alimentos e 17 toneladas de kits de higiene, distribuindo aos mais necessitados”, afirmou Braga, presidente da Sabesp. “É todo um trabalho no sentido de ajudar os mais carentes.”

Presidente da Copasa, Castro elencou algumas iniciativas adotadas pela companhia para assegurar o acesso da população à água, ainda mais fundamental no período de pandemia. “Tomamos um conjunto de medidas desde interromper qualquer tipo de suspensão do abastecimento, assim como prorrogar vencimentos de contas e propor condições facilitadas para regularização de débitos”, declarou.

Stabile, presidente da Sanepar, acrescentou a parceria formada para frear a proliferação do vírus: “Estamos fazendo um trabalho junto com o Governo do Estado, colaborando com a desinfecção de hospitais públicos e asilos beneficentes, onde temos aí pessoas mais vulneráveis à Covid-19”, salientou. Os palestrantes ainda destacaram os cuidados reforçados com os trabalhadores do saneamento, que atuam na linha de frente diariamente e a gestão dos serviços em época de pandemia.

Ao fim, o presidente nacional da ABES relacionou a falta de acesso à água tratada e coleta de esgoto em algumas regiões do País, como Norte e Nordeste, ao aumento de doenças entre a população, conforme indica o Ranking ABES da Universalização do Saneamento, que será lançado no dia 05 de junho.

“Se o saneamento tivesse avançado de maneira correta, hoje nós teríamos mais leitos disponíveis para o tratamento da Covid-19 e não para o tratamento de doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado”, expressou Souza.

Se você perdeu ou deseja rever ao webinar, acesse aqui. O evento online é mais um do programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online. Fique atento às próximas realizações!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar. O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.