Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas debatem os desafios e soluções para drenagem urbana nos munícipios

Webinar realizado pela ABES-MG abordou as inundações nos centros urbanos, apresentando as causas, consequências e soluções para mitigação de danos, especialmente em Belo Horizonte.

Por Murillo Campos 

Nesta quarta-feira (20), aconteceu mais um webinar do programa ABES Conecta. O tema da vez foi “Planos Municipais de Saneamento Básico: Drenagem Urbana e os projetos para prevenção e mitigação de inundações”. Na ocasião, foram debatidos os principais pontos sobre as inundações nos centros urbanos, apresentando as causas, consequências e soluções para mitigação de danos.

O evento foi promovido pela ABES Seção Minas Gerais (ABES-MG) e contou com palestras de Weber Coutinho, consultor ambiental e professor, e Ricardo de Miranda Aroeira, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saneamento de BH. Participaram ainda como moderadores Rogério Pena Siqueira, Presidente da seção mineira da ABES, e Luiz Fernando Orsini, coordenador da Câmara Temática de Drenagem da ABES.

Coutinho apresentou a importância da regulamentação da drenagem urbana no Plano Municipal de Saneamento Básico, as evoluções das tecnologias de drenagem e a atuação da prefeitura de BH para redução das inundações. Segundo ele, é fundamental que os munícipios aprovem as propostas de implantação dessas políticas. “A partir daí, teremos condições de dar a importância que a drenagem necessita dentro das áreas urbanas”, disse Coutinho.

Já Aroeira, traçou um cenário geral da gestão de água urbana em Belo Horizonte, abordando as principais diretrizes, investimentos feitos e ações preventivas. “Importante internalizar na administração pública um conceito de que o risco de inundação pressupõe um conjunto de ações estruturais e não-estruturais”, considerou. Para conferir todos os detalhes do webinar, acesse aqui

A transmissão online é mais uma do programa ABES Conecta, responsável por disponibilizar conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas. Acompanhe nossa programação e participe dos próximos eventos.

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar. O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis.

3 Comentários em ABES Conecta: especialistas debatem os desafios e soluções para drenagem urbana nos munícipios

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.