Últimas Notícias

Dia do Engenheiro Sanitarista: profissionais refletem sobre os desafios da profissão em webinar do ABES Conecta  

Evento online foi promovido pela ABES e o Conselho Federal de Química

Por Murillo Campos

O profissional sanitarista e o cenário pós-pandemia de covid-19 foram tema do webinar realizado, nesta segunda, 13 de julho, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e o Conselho Federal de Química (CFQ).

Com moderação de Josivan Cardoso, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES, o debate reuniu representantes do setor e discutiu os desafios da profissão, a responsabilidade no bem-estar da sociedade e a valorização profissional diante da crise do coronavírus.

“O saneamento não pode ser visto de forma distinta das políticas de saúde”, afirmou André Horta, representante do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-MG. Segundo ele, é preciso maior integração entre as áreas a fim de proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do saneamento.

Para José Antônio Ferreira, membro fundador da Comissão do Meio Ambiente do CRQ-IV, a crise do coronavírus evidenciou as deficiências do setor em regiões brasileiras.

“Se tivéssemos um sistema eficiente de tratamento de água e esgoto, não teríamos a pandemia com essa amplitude que estamos tendo”, declarou ele, que destacou a importância do sanitarista para promoção da saúde e bem-estar da população.

Já Álvaro Menezes, diretor nacional da ABES, considera fundamental a capacitação dos jovens profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho, proporcionando uma visão mais ampla sobre o setor.

“A engenharia sanitária é mais do que técnica, ela é social, econômica, de saúde pública, ambiental e agora tecnológica. A ABES com seus cursos e câmaras temáticas trabalha para minimizar os efeitos destes desafios e nuances”, disse.

Horta acrescentou que a pandemia acelerou a entrada de tecnologias na rotina de trabalho e as pessoas que se adaptarem ao novo cenário terão oportunidades.

“Olhando a perspectiva otimista, é um cenário de grandes possiblidades. Então, vamos nos capacitar para agarrar as oportunidades e ter um desenvolvimento profissional que contribua para o saneamento do nosso país”. Clique aqui e assista à transmissão completa do evento. 

Sorteio

Ao fim, foram sorteadas mais duas bolsas de estudo entre associados da ABES para o Curso Livre de Capacitação em Saneamento Ambiental, promovido em parceria entre associação e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

ABES Conecta:

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais 60 mil visualizações nas transmissões. Acompanhe nossos próximos eventos!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

 

REDES SOCIAIS:

FACEBOOK

ABES Conecta: evento discutiu os desafios da profissão, a responsabilidade no bem-estar da sociedade e a valorização profissional diante da crise do coronavírus.

IINSTAGRAM

O profissional sanitarista e o cenário pós-pandemia de covid-19 foram tema do webinar realizado, nesta segunda (13), pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e o Conselho Federal de Química.

Com moderação de Josivan Cardoso, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES, o debate reuniu representantes do setor e discutiu os desafios da profissão, a responsabilidade no bem-estar da sociedade e a valorização profissional diante da crise do coronavírus.

Confira tudo em nosso site. Link na bio.

 

6 Comentários em Dia do Engenheiro Sanitarista: profissionais refletem sobre os desafios da profissão em webinar do ABES Conecta  

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.