Últimas Notícias

Brazil Water Week, evento internacional online: “Água, Esgoto e Saúde em Áreas Periurbanas” será um dos temas de destaque do encontro, de 26 a 30 de outubro

Especialistas de vários países se reunirão em plataforma digital interativa para debater o tema água em seus vários aspectos, baseados no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

“Água, Esgoto e Saúde para todos em áreas periurbanas” será um dos temas de destaque da Brazil Water Week, evento que será promovido online de 26 a 30 de outubro pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (confira a programação geral aqui).

A sessão terá participação da especialista internacional Mercedes Zevallos (Connación/Peru), Esther Shaylor (UNICEF), Teófilo Monteiro (Fiocruz) e Alceu Guerios Bittencourt (da Cobrape e presidente nacional da ABES). A coordenação da sessão é de Ernani Ciríaco de Miranda (também moderador) e Keyla Nunes da Silva, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

As chamadas áreas periurbanas ocupam cada vez mais os espaços das grandes cidades, sobretudo metrópoles, localizados entre as áreas urbanas concentradas, com vias e edificações contínuas, e o limite urbano do município. São espaços marcados pela espera do desenvolvimento, que acontece a partir de novas demandas, e que, muitas vezes, encontram-se à margem dos estudos que contemplam o espaço urbano, bem como daqueles que envolvem os espaços rurais.

O crescimento dessas áreas – normalmente com baixo adensamento e ocupação tanto por domicílios como também por outros tipos de instalações – expressam forte convergência de interesses, processos e conflitos socioeconômicos, territoriais e ambientais, que oneram os gastos com a necessária expansão de infraestrutura, em especial aquelas que propiciam o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a saúde para todos.

É preciso fortalecer o planejamento e criar diretrizes próprias, com bases legal, institucional, econômica e técnica, capazes de propiciar o tratamento adequado destas áreas. Estes tópicos nortearão a discussão.

A Brazil Water Week, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030! Uma oportunidade para os participantes de compartilhamento de conhecimentos e networking com públicos do Brasil e exterior.

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: