Últimas Notícias

Série especial sobre o Projeto Acertar estreia no programa ABES Conecta

Objetivo da iniciativa é debater a importância da aplicação da metodologia para melhores práticas de gestão das informações sobre saneamento. Primeiro webinar da série aborda a gestão comercial e tecnologias de informação.

Por Murillo Campos 

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, aconteceu a estreia da série especial sobre o Projeto Acertar, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de suas Câmaras Temáticas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, de Regulação e Tarifa e de Indicadores. A iniciativa visa debater a aplicação da metodologia para melhores práticas de gestão das informações sobre o saneamento.

“É um projeto que foi concebido para apoiar na confiança e exatidão das informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que é a base de dados para qualquer tipo de planejamento e benchmarking”, explicou na abertura Marcel Costa Sanches, secretário geral da Diretoria Nacional da ABES.

Além de Sanches, estiveram presentes na apresentação Carlos Motta Nunes, coordenador do GT Saneamento na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, e Luiz Antonio Pazos Moraes, coordenador geral de Gestão Integrada da Secretaria Nacional de Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O Projeto Acertar busca prover orientações aos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário quanto às práticas para gestão das informações do SNIS. Ele engloba recomendações sobre diversos processos do segmento, tais como: comercial, licitações, financeiro, gestão de ativos, investimentos, operacional, manutenção, entre outros.

“A ausência de certificação era algo que realmente precisava ser enfrentado e o projeto veio nessa linha para mitigar as incertezas sobre os dados apresentados”, disse Sanches. Ele ainda reforçou o envolvimento da associação em soluções que contribuam para o avanço do saneamento no País.

 “A ABES está muito atenta a isto e, por isso, decidiu promover esta série de webinares. Teremos um rol de debatedores e palestrantes especialistas no tema para trazer visões específicas sobre o assunto”, afirmou.

Com moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES, o primeiro debate da série tratou sobre a gestão comercial e tecnologias de informação. Participaram da discussão Samuel Alves Barbi Costa, gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG; Alexandre Rodrigues, superintendente de Auditoria da Sabesp; Lauseani Santoni, especialista em políticas públicas e gestão governamental.

Na ocasião, os convidados trouxeram uma visão geral da metodologia, os benefícios e experiências, como ser aplicada no processo comercial e a adoção de práticas para geração de dados mais confiáveis e precisos sobre o setor.

Se você perdeu ou deseja rever a transmissão, acesse aqui e confira o evento completo. 

Série ACERTAR

Ao todo, serão sete webinares, realizados no programa ABES Conecta, com o objetivo de debater a importância da aplicação do Projeto Acertar – Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento.

Os eventos serão norteados pela seguinte questão: por que é importante ter esse processo para o prestador de serviço, a regulação e demais stakeholders? Fique atento em nosso site e participe das próximas discussões.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 95 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! Clique aqui

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: