Últimas Notícias

Brazil Water Week: oficina do JPS sobre Educação Ambiental discute água e saneamento

Evento foi transmitido pelo YouTube e está disponível no canal da ABES.

O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoveu na tarde desta segunda-feira, 26 de outubro, a sua primeira oficina sobre Educação Ambiental – tema Água na Brazil Water Week.

A abertura da oficina foi feita por Manuela Proença, engenheira ambiental, especialista em educação ambiental e sustentabilidade, vice coordenadora do JPS-MG, e Amanda Martins, pedagoga e especialista em educação básica, consultora técnica na formulação e implementação do programa de alfabetização na idade certa.

A vice coordenadora do JPS Seção MG, Manuela Proença explicou que o programa para a realização das oficinas foi criado por engenheiros, sanitaristas, biólogos e pedagogos. Na sequência, a pedagoga Amanda Martins destacou a importância da discussão do tema, o engajamento das escolas e os desafios para o ensino.

A “Oficina Água” foi moderada por Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS-SP, com palestras Barbara Aiala, engenheira ambiental e membro do JPS-MG, Jean Henrique – presidente da Liga Acadêmica de Saneamento e Cidades de Sergipe (SANEAR), membro do JPS-SE e André Horta, coordenador do JPS-MG.

A integrante do JPS-MG, Barbara Aiala falou sobre a ODS6 que integra o programa de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O item aborda água e saneamento. A palestrante discorreu sobre a ODS 6, água, mecanismos de transmissão de doença a partir da água, relação saúde e saneamento e benefícios que o tema traz para a sociedade.

O palestrante Jean Henrique, presidente da Liga Acadêmica de Saneamento e Cidades de Sergipe (SANEAR)e membro do JPS-SE apresentou o panorama do abastecimento de água no Brasil e no mundo e ressaltou sobre a quantidade e qualidade da água que é um tema relacionado à ODS6.

Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS-SP, apresentou um vídeo sobre a sua visita técnica virtual ao Manancial de Captação do Sistema Alto Cotia, à Barragem Cachoeira da Graça e a Estação de Tratamento de Água (ETA), ambas unidades da SABESP, que mostrou as etapas do tratamento de água. A palestrante também informou que o JPS elaborou um guia sobre educação ambiental para os educadores que será liberado após as oficinas.

Já o jovem profissional André Horta, coordenador do JPS-MG, abordou questões sobre gestão de água, crise hídrica e curiosidades relacionadas ao tema. Para assistir ou rever o webinar, clique aqui:

A oficina desta terça, 27, às 15h, será sobre o tema Esgoto. Assista aqui 

Brazil Water Week

O mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil vai até esta sexta-feira, dia 30 de outubro, em plataforma digital. Para mais informações e inscrições, que ainda estão abertas, acesse aqui.

 

2 Comentários em Brazil Water Week: oficina do JPS sobre Educação Ambiental discute água e saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.