Últimas Notícias

Brazil Water Week: sessão debate políticas institucionais para governança colaborativa da água

Discussão está atrelada ao tema 4 – Expansão da Cooperação Internacional e Capacitação da Semana da Água do Brasil, o mais importante evento internacional sobre água realizado no País

Políticas institucionais para governança colaborativa da água foi o tema da primeira sessão da Brazil Water Week (Semana da Água do Brasil), realizada na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro, pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. A discussão está atrelada ao Tema 4 – Expansão da Cooperação Internacional e Capacitação do evento.

O encontro reuniu especialistas e apresentou as necessidades institucionais, estruturais e de governança para permitir a capacitação em ciência e tecnologia em prol de políticas para gestão de água. Além disto, debateu as lacunas e oportunidades de pesquisa, bem como oportunidades de negócios para os setores público e privado e os benefícios para a sociedade em geral.

“Para alcançarmos o ODS 6, é importantíssimo discutirmos estas questões específicas da água, de desenvolvimento, ações para aumento dos índices de saneamento, de acesso à água de qualidade, assuntos relacionados às mudanças climáticas, educação, financiamento, investimento e regulação”, afirmou a moderadora do debate Ana Silvia Pereira, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A sessão teve as palestras de Cláudio de Jesus, presidente da AdP – Águas de Portugal Internacional e membro do Conselho da Water Europe; Liliana Naval, professora de engenharia ambiental na Universidade Federal do Tocantins e Coordenadora de Programas Profissionais da Capes; Miguel Dória, especialista em Hidrologia da Unesco; e Uri Schor, porta-voz da Autoridade de Águas de Israel.

“Foi bastante enriquecedor e inspirador o debate, muita coisa que ainda temos que aprender para dar os passos no lugar certo no Brasil. Quero parabenizar à ABES pelo evento importantíssimo neste momento em que estamos vivendo, onde a água realmente deve ser o papel central”, acrescentou Ana Silvia, que contou com apoio de Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Maria Fernanda Garrubo, coordenadora do JPS-SP, na condução da sessão.

Ao longo da semana, especialistas de mais de 15 países se reunirão na plataforma da Brazil Water Week para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030. Ao todo, serão 30 sessões, divididas em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 120 especialistas envolvidos. O evento conta com patrocínio da Sabesp, Miya, ANA, Suez, Aegea, Cedae, Copasa e Iguá Saneamento. Confira a programação geral aqui.

1 Comentário em Brazil Water Week: sessão debate políticas institucionais para governança colaborativa da água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.